Doutoramento em Educação

Apresentação

O Programa Doutoral em Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias centra-se no desenvolvimento de investigação original na área das Ciências da Educação e integra a Escola Doutoral constituída no seio do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).

Grau | Duração | ECTS

Doutor | 3 anos | 180 ECTS

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor:

  • Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal;
  • Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento;
  • Os detentores de um currículo escolar, científico e profissional que seja reconhecido como atentando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento.

Coordenação científica

Prof.º Doutor António Teodoro
Prof.ª Doutora Rosa Serradas Duarte

Investigação

O programa do 3o ciclo em Educação articula-se com o CeiED (Centro Interdisciplinar de Educação e Desenvolvimento), reconhecido pela FCT e com o Observatório de Políticas de Educação que integra o Centro.

O CeiED desenvolve vários projetos de investigação com financiamento Nacional e Internacional e publica a Revista Lusófona de Educação avaliada e inserida em várias redes internacionais de revistas científicas com mais de 30 volumes publicados.

A atividade investigativa dos doutorandos insere-se nas linhas de investigação do CeiED e do Observatório como parte integrante da atividade.

Observações

O Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona abrange um total de 180 ECTS, estruturados do seguinte modo:

  • uma parte curricular, correspondente a 90 ECTS, com uma duração normal de 3 semestres
  • a tese, a que se atribui os outros 90 ECTS

A parte curricular do Programa é constituída por seminários de aprofundamento (60 ECTS) e seminários metodológicos (15 ECTS), de um conjunto oferecido anualmente pela Universidade, bem como pela apresentação e discussão pública do Relatório de Investigação (15 ECTS).

O registo definitivo do tema e plano da Tese de Doutoramento exige a aprovação do Relatório de Investigação, debatido perante um júri muito próximo do que será o júri que apreciará a Tese.

As duas fases do Programa de Doutoramento podem sobrepor-se parcialmente no tempo, não sendo necessariamente sequenciais.

Plano de Estudos

Despacho n.º 9288-AC/2007, de 21 de maio, alterado pelo Despacho n.º 4001/2013, de 15 de março
1.º Ano/ Tronco Comum Semestre ECTS
A Construção de um Programa de Investigação Doutoral: Projeto de Tese Anual 10
Metodologias de Investigação Qualitativas Anual 5
Metodologias de Investigação Quantitativas Anual 5
Pesquisa e Análise Documental Anual 5
Técnicas de Escrita Científica Anual 5
Teoria Social e Educação Anual 10
Seminário Temático I Semestral 10
Seminário Temático II Semestral 10
2.º Ano/ Tronco comum Semestre ECTS
Apresentação de Trabalhos de Pesquisa em Eventos Científicos. Publicação em Revistas com Peer Review Anual 5
Relatório de Investigação – Prova de Qualificação Anual 15
Seminário Temático III Anual 10
Tese (2ºano) Anual 30
3.º Ano/ Tronco comum Semestre ECTS
Tese (3ºano) Anual 60

Horário

Candidatura online

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