Doutoramento em Educação
Apresentação
O Programa Doutoral em Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias centra-se no desenvolvimento de investigação original na área das Ciências da Educação e integra a Escola Doutoral constituída no seio do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).
Manual do Doutorando
Horário | DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO | 1º Ano – 1 e 2 SEMESTRES
CALENDÁRIO DE CANDIDATURAS ANO LETIVO 2023-2024
Regulamento Geral de Doutoramentos
Normas de apresentação de teses e dissertações
Regulamento para atribuição do título de Doutoramento Europeu
Grau | Duração | ECTS
Doutor | 3 anos | 180 ECTS
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor:
- Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal;
- Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento;
- Os detentores de um currículo escolar, científico e profissional que seja reconhecido como atentando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento.
Coordenação científica
Prof.º Doutor António Teodoro
Prof.ª Doutora Rosa Serradas Duarte
Investigação
O programa do 3o ciclo em Educação articula-se com o CeiED (Centro Interdisciplinar de Educação e Desenvolvimento), reconhecido pela FCT e com o Observatório de Políticas de Educação que integra o Centro.
O CeiED desenvolve vários projetos de investigação com financiamento Nacional e Internacional e publica a Revista Lusófona de Educação avaliada e inserida em várias redes internacionais de revistas científicas com mais de 30 volumes publicados.
A atividade investigativa dos doutorandos insere-se nas linhas de investigação do CeiED e do Observatório como parte integrante da atividade.
Observações
O Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona abrange um total de 180 ECTS, estruturados do seguinte modo:
- uma parte curricular, correspondente a 90 ECTS, com uma duração normal de 3 semestres
- a tese, a que se atribui os outros 90 ECTS
A parte curricular do Programa é constituída por seminários de aprofundamento (60 ECTS) e seminários metodológicos (15 ECTS), de um conjunto oferecido anualmente pela Universidade, bem como pela apresentação e discussão pública do Relatório de Investigação (15 ECTS).
O registo definitivo do tema e plano da Tese de Doutoramento exige a aprovação do Relatório de Investigação, debatido perante um júri muito próximo do que será o júri que apreciará a Tese.
As duas fases do Programa de Doutoramento podem sobrepor-se parcialmente no tempo, não sendo necessariamente sequenciais.
Regime de funcionamento
O calendário e horário dos seminários é divulgado com antecedência e toma em consideração a frequência simultânea do Programa por estudantes bolseiros (ou equiparados a bolseiro) e em regime pós-laboral, nacionais ou estrangeiros.
Para os estudantes estrangeiros estão previstas formas de organização que articularão presenças em Portugal com a investigação empírica feita nos respectivos países. Nos meses de Janeiro e Julho de cada ano realizam-se, de modo concentrado, os seminários previstos na parte curricular do Programa Doutoral. Esses períodos de estadia em Portugal permitem igualmente aos estudantes um contacto estreito com os orientadores, a realização nas bibliotecas portuguesas da revisão de literatura necessária à respectiva pesquisa, bem como a frequência de iniciativas científicas e culturais. O Programa dispõe de meios de Educação a Distância que apoiarão os candidatos em todas as fases da sua pesquisa. No âmbito de protocolos existentes com IES estrangeiras, ou pertencentes ao Grupo Lusófona, podem ser desenvolvidas formas de apoio presencial nos países de origem, nomeadamente de carácter metodológico, quando para tal existam condições materiais e científicas.
Plano de Estudos
1.º Ano/ Tronco comum | Semestre | ECTS |
---|---|---|
Epistemologia das Ciências da Educação | 1º Semestre | 5 |
Grandes Áreas Temáticas de Investigação em Educação. Linhas de I&D do Programa Doutoral | 1º Semestre | 5 |
Metodologias de Investigação Qualitativas | 1º Semestre | 5 |
Metodologias de Investigação Quantitativas | 1º Semestre | 5 |
Pesquisa e Análise Documental | 1º Semestre | 5 |
Técnicas de Escrita Científica | 1º Semestre | 5 |
A Construção de um Programa de Investigação Doutoral: Projeto de Tese | 2º Semestre | 10 |
Seminário Temático I | 2º Semestre | 10 |
Teoria Social e Educação | 2º Semestre | 10 |
2.º Ano/ Tronco comum | Semestre | ECTS |
Apresentação de Trabalhos de Pesquisa em Eventos Científicos. Publicação em Revistas com Peer Review | 1º Semestre | 5 |
Relatório de Investigação – Prova de Qualificação | 1º Semestre | 15 |
Seminário Temático II | 1º Semestre | 10 |
Tese I | 2º Semestre | 30 |
3.º Ano/ Tronco comum | Semestre | ECTS |
Tese II | Anual | 60 |