Doutoramento em Educação

Apresentação

O Programa Doutoral em Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias centra-se no desenvolvimento de investigação original na área das Ciências da Educação e integra a Escola Doutoral constituída no seio do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).

Grau | Duração | ECTS

Doutor | 3 anos | 180 ECTS

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor:

  • Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal;
  • Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento;
  • Os detentores de um currículo escolar, científico e profissional que seja reconhecido como atentando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento.

Coordenação científica

Prof.º Doutor António Teodoro
Prof.ª Doutora Rosa Serradas Duarte

Investigação

O programa do 3o ciclo em Educação articula-se com o CeiED (Centro Interdisciplinar de Educação e Desenvolvimento), reconhecido pela FCT e com o Observatório de Políticas de Educação que integra o Centro.

O CeiED desenvolve vários projetos de investigação com financiamento Nacional e Internacional e publica a Revista Lusófona de Educação avaliada e inserida em várias redes internacionais de revistas científicas com mais de 30 volumes publicados.

A atividade investigativa dos doutorandos insere-se nas linhas de investigação do CeiED e do Observatório como parte integrante da atividade.

Observações

O Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona abrange um total de 180 ECTS, estruturados do seguinte modo:

  • uma parte curricular, correspondente a 90 ECTS, com uma duração normal de 3 semestres
  • a tese, a que se atribui os outros 90 ECTS

A parte curricular do Programa é constituída por seminários de aprofundamento (60 ECTS) e seminários metodológicos (15 ECTS), de um conjunto oferecido anualmente pela Universidade, bem como pela apresentação e discussão pública do Relatório de Investigação (15 ECTS).

O registo definitivo do tema e plano da Tese de Doutoramento exige a aprovação do Relatório de Investigação, debatido perante um júri muito próximo do que será o júri que apreciará a Tese.

As duas fases do Programa de Doutoramento podem sobrepor-se parcialmente no tempo, não sendo necessariamente sequenciais.

Regime de funcionamento

O calendário e horário dos seminários é divulgado com antecedência e toma em consideração a frequência simultânea do Programa por estudantes bolseiros (ou equiparados a bolseiro) e em regime pós-laboral, nacionais ou estrangeiros.

Para os estudantes estrangeiros estão previstas formas de organização que articularão presenças em Portugal com a investigação empírica feita nos respectivos países. Nos meses de Janeiro e Julho de cada ano realizam-se, de modo concentrado, os seminários previstos na parte curricular do Programa Doutoral. Esses períodos de estadia em Portugal permitem igualmente aos estudantes um contacto estreito com os orientadores, a realização nas bibliotecas portuguesas da revisão de literatura necessária à respectiva pesquisa, bem como a frequência de iniciativas científicas e culturais. O Programa dispõe de meios de Educação a Distância que apoiarão os candidatos em todas as fases da sua pesquisa. No âmbito de protocolos existentes com IES estrangeiras, ou pertencentes ao Grupo Lusófona, podem ser desenvolvidas formas de apoio presencial nos países de origem, nomeadamente de carácter metodológico, quando para tal existam condições materiais e científicas.

Plano de Estudos

Despacho n.º 9288-AC/2007, de 21 de maio, alterado pelo Despacho n.º 4001/2013, de 15 de março
1.º Ano/ Tronco Comum Semestre ECTS
A Construção de um Programa de Investigação Doutoral: Projeto de Tese Anual 10
Metodologias de Investigação Qualitativas Anual 5
Metodologias de Investigação Quantitativas Anual 5
Pesquisa e Análise Documental Anual 5
Técnicas de Escrita Científica Anual 5
Teoria Social e Educação Anual 10
Seminário Temático I Semestral 10
Seminário Temático II Semestral 10
2.º Ano/ Tronco comum Semestre ECTS
Apresentação de Trabalhos de Pesquisa em Eventos Científicos. Publicação em Revistas com Peer Review Anual 5
Relatório de Investigação – Prova de Qualificação Anual 15
Seminário Temático III Anual 10
Tese (2ºano) Anual 30
3.º Ano/ Tronco comum Semestre ECTS
Tese (3ºano) Anual 60

Horário

Candidatura online

Saiba mais