Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor
- Apresentação
- Grau | Duração | ECTS
- Condições de Ingresso
- Coordenação científica
- Plano de Estudos
- Candidatura online
- Depoimentos
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Estado de acreditação
Acreditação condicional – Deliberação
Registo: R/A-Ef 85/2012/AL01
Acreditado pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior (A3ES)
Apresentação
O Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor confere o grau de Mestre, tem a duração de dois anos letivos (4 semestres), e atribui 120 ECTS. Integra a componente Formação Especializada (1º ano), numa área específica, de acordo com o Decreto-Lei 95/97, de 23 de abril, concedendo 12 créditos para progressão na carreira profissional.
O plano de estudos visa a aquisição de conhecimentos e de competências necessárias ao desempenho dos profissionais que atuam nesta área, bem como o desenvolvimento da investigação e da produção de conhecimentos na mesma.
Razões para frequentar este curso
- Plano de Estudos enquadrado nos princípios da Educação Inclusiva e um corpo docente de reconhecido mérito;
- Excelente interação teórico-prática;
- Leque alargado de perspetivas, ao nível teórico e ao nível prático;
- Bom reconhecimento do curso no meio académico-profissional;
- Reconhecida competência profissional, nos locais de trabalho, dos profissionais formados nesta área, na ULHT;
- Boa empregabilidade.
Grau | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre:
- titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
- titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
- titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
- detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- 50% apreciação curricular
Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior:
- 75% Apreciação curricular
- 25% Motivação e Justificação
Direção do Curso
Professora Doutora Maria Odete Emygdio da Silva
Secretariado
Plano de Estudos
Unidade Curricular | Tipo | Horas de Contacto | ECTS |
---|---|---|---|
Inclusão Social e Educativa como Projeto de Justiça Social | Semestral | T 24 | 4 |
Desenvolvimento e Aprendizagem | Semestral | T 24 | 5 |
Fundamentos da Educação Especial e da Educação Inclusiva | Semestral | TP 24 | 4 |
Gestão do Currículo | Semestral | TP 24 | 4 |
Técnicas de Escrita Científica | Semestral | TP 24 | 4 |
Metodologias de Investigação | Semestral | TP 24 | 5 |
Práticas de Educação Inclusiva em Contexto | Anual | TP 40 | 7 |
Estratégias de Aprendizagem e Educação Inclusiva | Semestral | TP 24 | 5 |
Diversidade Funcional e Desenvolvimento Humano: dimensão cognitiva e motora | Semestral | TP 32 | 8 |
Educação, Família e Comunidade: Intervenção Precoce e Transição para a Vida pós-escolar | Semestral | TP 32 | 8 |
Tecnologias Digitais e Comunicação Aumentativa | Semestral | TP 28 | 6 |
2º Ano
Unidade Curricular | Tipo | Horas de Contacto | ECTS |
---|---|---|---|
Seminários e Oficinas de Formação sobre temáticas do curso | Anual | TP 24 | 5 |
Seminário de apoio à elaboração da Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio | Anual | TP 24 | 5 |
Dissertação/Trabalho de projeto/Estágio | Anual | OT 30 | 50 |
Observações
- Número de créditos: 12
- Progressão carreira, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, 12 créditos.
- Curso de Formação Especializada, com acesso a concurso para o grupo 910, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, profissionalizados, que à data de entrada no curso tenham, pelo menos, 5 anos de serviço docente.
- Área de formação especializada: Educação Especial.
- Especialização: Domínio cognitivo e motor.
- Modalidade de formação: Parte curricular de mestrado (1º ano).