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Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor

Acreditado pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior (A3ES)

Apresentação

O Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor confere o grau de Mestre, tem a duração de dois anos letivos (4 semestres), e atribui 120 ECTS. Integra a componente Formação Especializada (1º ano), numa área específica, de acordo com o Decreto-Lei 95/97, de 23 de abril, concedendo 12 créditos para progressão na carreira profissional.

O plano de estudos, que se enquadra nos princípios da Educação Inclusiva, visa a aquisição de conhecimentos e de competências necessárias ao desempenho dos profissionais que atuam nesta área, bem como o desenvolvimento da investigação e da produção de conhecimentos na mesma.

Razões para frequentar este curso

  • Plano de Estudos enquadrado nos princípios da Educação Inclusiva e um corpo docente de reconhecido mérito;
  • Excelente interação teórico-prática;
  • Leque alargado de perspetivas, ao nível teórico e ao nível prático;
  • Bom reconhecimento do curso no meio académico-profissional;
  • Reconhecida competência profissional, nos locais de trabalho, dos profissionais formados nesta área, na ULHT;
  • Boa empregabilidade.

Grau | Duração | ECTS

Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre:

  1. titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
  3. titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
  4. detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Critérios de seriação:

  • 50% nota da habilitação anterior
  • 50% apreciação curricular

Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior:

  • 75% Apreciação curricular
  • 25% Motivação e Justificação

Direção do Curso

Professora Doutora Maria Odete Emygdio da Silva

Plano de Estudos

Unidade Curricular Tipo Horas de Contacto ECTS
Inclusão Social e Educativa como Projeto de Justiça Social Semestral T 24 4
Desenvolvimento e Aprendizagem Semestral T 24 5
Fundamentos da Educação Especial e da Educação Inclusiva Semestral TP 24 4
Gestão do Currículo Semestral TP 24 4
Técnicas de Escrita Científica Semestral TP 24 4
Metodologias de Investigação Semestral TP 24 5
Práticas de Educação Inclusiva em Contexto Anual TP 40 7
Estratégias de Aprendizagem e Educação Inclusiva Semestral TP 24 5
Diversidade Funcional e Desenvolvimento Humano: dimensão cognitiva e motora Semestral TP 32 8
Educação, Família e Comunidade: Intervenção Precoce e Transição para a Vida pós-escolar Semestral TP 32 8
Tecnologias Digitais e Comunicação Aumentativa Semestral TP 28 6

2º Ano

Unidade Curricular Tipo Horas de Contacto ECTS
Seminários e Oficinas de Formação sobre temáticas do curso Anual TP 24 5
Seminário de apoio à elaboração da Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio Anual TP 24 5
Dissertação/Trabalho de projeto/Estágio Anual OT 30 50

Observações

  • Número de créditos: 12
  • Progressão carreira, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, 12 créditos.
  • Curso de Formação Especializada, com acesso a concurso para o grupo 910, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, profissionalizados, que à data de entrada no curso tenham, pelo menos, 5 anos de serviço docente.
  • Área de formação especializada: Educação Especial.
  • Especialização: Domínio cognitivo e motor.
  • Modalidade de formação: Parte curricular de mestrado (1º ano).

Candidatura online