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Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor

Apresentação

O mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial – domínio cognitivo e motor centra-se numa formação assente em princípios rigorosos de investigação e de ação nos contextos educativos em que os candidatos se inserem, preconizando a mudança através da intervenção/inovação, o que exige competências teórico-práticas e instrumentais.

Numa dinâmica de política educativa que tenta enquadrar e fazer prática sua princípios que estão consignados nos organismos internacionais de que faz parte exige-se que a sua Escola se responsabilize por uma Educação Para Todos, numa Escola Inclusiva em que cada um participe e colabore na medida das suas possibilidades, necessidades e interesses.

O professor, como principal agente da formação e orientação dos alunos, não pode delegar para segundos aquilo que é, ou deve ser, o seu saber e prática educativa, de modo a fazer do potencial dos alunos o ponto de partida para uma intervenção diferenciada, qualificada, pertinente e oportuna. Ser diferente não pode ser estigma desvalorativo, mas antes um ponto de partida para que o professor se possa afirmar pela própria diferença em saber gerir capacidades e encontrar soluções adequadas para cada caso específico. Numa escola em que a grande diversidade de indivíduos exige práticas diferenciadas, a formação na área da educação especial constitui uma prioridade para todos aqueles que queiram saber adequar as suas práticas aos públicos da sua Escola.

Este curso, pela diversidade das temáticas que o integram, pelo corpo docente que o constitui, pela aposta em metodologias que envolvem uma forte componente teórico-
prática, propõe-se dar resposta a todos aqueles que procuram uma formação que oriente a resolução de problemas que o ato educativo-pedagógico desencadeia.

Razões para frequentar este curso

  • Muito boa interação entre a teoria e a prática;
  • Leque alargado de perspetivas, a nível teórico e a nível prático;
  • Boa empregabilidade;
  • Bom reconhecimento no meio académico-profissional;
  • Reconhecida competência dos mestrandos como profissionais, nos locais de trabalho;
  • Resposta a lacunas de formação na área, a nível de formação inicial e formação contínua de professores.

Grau | Duração | ECTS

Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

  • Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
  • Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Coordenação científica

Prof.ª Doutora Isabel Sanches

Plano de Estudos

Candidatura online

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