Mestrado em Museologia

Apresentação

A museologia define-se como um meio de intervenção social e de comunicação ao serviço do desenvolvimento das comunidades que serve, não se limitando às tarefas tradicionais em que tantas vezes é colocada e que reduzem o Museu à simples condição de armazém de objetos.

O curso de mestrado em Museologia da Universidade Lusófona trata no essencial da intervenção museológica local, que pela sua prática e projetos, se têm afirmado como uma museologia inovadora e comum a forte ligação ao meio onde está inserida, partilhando com o poder local responsabilidades crescentes no domínio do planeamento e coordenação de ações culturais e museológicas, identificação e valorização do património, e definição de políticas públicas culturais.

O curso de mestrado em Museologia da Universidade Lusófona tem em consideração duas questões:

  • O posicionamento dos museus no contexto da sociedade portuguesa, enquanto produtores de informação e de serviços, dependendo a sua viabilidade da abertura às técnicas modernas de gestão.
  • A necessidade de criar um corpo de investigadores e docentes capazes de desenvolver, com bases e métodos científicos, a Museologia.

Razões para frequentar este curso

  • Curso com elevada taxa de internacionalização e com inúmeros protocolos com a academia e com instituições museológicas.
  • O Corpo docente é constituído por académicos, investigadores e profissionais da área, com reconhecida competência, acompanhados os processos de investigação implementados no programa de estudos.
  • Os conteúdos programáticos abrangem conhecimentos científicos e técnicos atuais, visando elevar a qualidade do exercício profissional, da investigação em Museologia e património e no aumento de conhecimento específico nesta área científica.
  • O Mestrado constitui uma formação específica para a constituição de um corpo de profissionais e de investigadores, capacitados para abordar as questões da Museologia e do Património, que potenciarão o conhecimento nesta área científica, contribuindo para a melhoria dos espaços museológicos e da relação das populações com os seus patrimónios.
  • Estrutura curricular sólida, conectada com as contemporâneas questões socioculturais e com as problemáticas inerentes ao exercício da profissão, que assegura a transmissão dos conhecimentos fundamentais da museologia, explorando temas específicos e com um nível de aprofundamento das matérias adequado ao ciclo de estudos.

Grau | Duração | ECTS

Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

Podem candidatar-se ao curso de mestrado em Museologia da Universidade Lusófona:

  1. titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
  3. titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
  4. detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

    Critérios de seriação:

  • 50% nota da habilitação anterior
  • 25% apreciação curricular
  • 25% Entrevista

Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior:

  • 75% apreciação curricular
  • 25% Motivação e Justificação

Coordenação científica

Judite Primo

Plano de Estudos

Despacho n.º 22448/2008, de 29 de Agosto, alterado pelo Despacho n.º 10676/2012, de 07 de Agosto
1.º Ano/ Tronco comum Semestre ECTS
A Função Social do Museu Anual 10
Estágio Curricular Anual 10
Estudos Aprofundados em Museologia Anual 10
Laboratório de Museografia e Computação Anual 10
Museologia e Pensamento Contemporâneo Anual 10
Museologia, Património e Desenvolvimento Cultural Anual 10
2.º Ano/ Tronco comum Semestre ECTS
Dissertação Científica em Museologia/Trabalho de Projeto Avançado em Museologia/Relatório de Estágio Anual 45
Seminário de Investigação em Museologia Semestral 5
Metodologias de Investigação em Museologia 1º Semestre 10

Saiba mais