Mestrado em Ensino de Informática

Apresentação

O Mestrado em Ensino de Informática visa formar professores de Informática para o Ensino Secundário (grupo de docência 550), nos termos do Perfil Geral do Professor definido pelo Decreto-Lei n.º 240/2001, de 30 de Agosto, assumindo uma visão prospetiva sobre a escola e estimulando o seu desenvolvimento profissional permanente nas suas múltiplas funções como docente.

Razões para frequentar este curso

  • Obtenção de habilitação profissional para o ensino de informática. Desenvolvimento de competências de ensino, de investigação em educação e tecnologia, e de criação de recursos educativos digitais.

Grau | Duração | ECTS

Mestre | 2 Semestres | 120 ECTS

Condições de Ingresso

Os candidatos devem cumprir cumulativamente as seguintes condições:

  1. Sejam titulares de uma habilitação académica superior a que se referem as alíneas a) a c) do n.º 1 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de marco, alterado pelos Decretos-Leis n.º 107/2008, de 25 de junho, 230/2009, de 14 de setembro, e 115/2013, de 7 de agosto;
  2. Tenham obtido, quer no quadro da habilitação académica a que se refere a alínea anterior, quer em outros ciclos de estudos do ensino superior, pelo menos 120 créditos ECTS na área científica de Informática;
  3. Demonstrem competência no domínio da língua portuguesa.

Podem ser igualmente admitidos candidatos que, não cumprindo o constante da alínea b), demonstrem possuir pelo menos 90 ECTS da área científica de Informática, ficando neste caso a inscrição nas unidades curriculares das componentes de didática e de iniciação à prática profissional, condicionada à obtenção dos créditos em falta.

A direção do curso verifica se a formação de cada candidato satisfaz, quantitativa e qualitativamente os créditos mínimos de formação, incluindo uma prova de língua portuguesa.

Coordenação científica

João Filipe de Lacerda Matos

Plano de Estudos

Saiba mais