• Início
  • Cursos
  • Pós-graduação em Gestão Educacional e Animação Cultural de Instituições Comunitárias e Sociais – Intergeracionalidade e Envelhecimento Ativo

Pós-graduação em Gestão Educacional e Animação Cultural de Instituições Comunitárias e Sociais – Intergeracionalidade e Envelhecimento Ativo

Apresentação

As mudanças sociais e económicas têm transformado as relações familiares e sociais e, hoje em dia, muitas das funções que anteriormente eram desempenhadas pela família, como o cuidar os idosos, é atualmente uma função que cabe ao Estado ou ao setor privado.

Este fenómeno social provocou o aumento do número de instituições de acolhimento (valências, equipamentos) (Cardão, 2009). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a esperança de vida mundial era, em 2000, de 66 anos de idade, passando em 2015 para 73 anos. Em Portugal, o número de idosos e jovens traduziu-se, em 2010, num índice de envelhecimento de 118 idosos por cada 100 jovens, enquanto o índice de dependência (cuidados continuados) apresentava uma taxa de 26,3%, muito elevada na EU.

Estima-se que existam 27,0 pessoas com mais de 65 anos por cada 100 pessoas em idade ativa e 118,9 idosos por cada 100 jovens (INE, PORDATA- (C) FFMS). Entre 2020 a 2025 o número de idosos pode atingir cerca dos 18% da população, enquanto a população jovem rondará os 16%. A esperança de vida aos 65 anos é hoje de 81 anos para os homens e de 84 anos para as mulheres. E, entre os sobreviventes aos 70 anos, cerca de 20%.

Grau | Duração | ECTS

120 Horas | 16 ECTS

Condições de Ingresso

Ser detentor de uma Licenciatura ou possuir uma qualificação profissional certificada numa área congénere.

Coordenação científica

Prof.ª Doutora Maria Neves Gonçalves

Plano de Estudos

Candidatura online

Saiba mais