7º Encontro de Investigadores do CeiED


8 de julho no Auditório Armando Guebuza-ULHT.

Call for papers

Preços

  • Estudantes e Investigadores da ULHT – 10 euros
  • Estudantes e Investigadores de outras instituições: 20 euros

Logo CPLP

Apresentação – Painel 2

Educação, Ciência e Ensino Superior na CPLP

Arlinda Cabral (arlinda.cabral@cplp.org)

Responsável pelo Serviço de Educação, Ciência e Tecnologia da CPLP
(PhD Sociologia da Educação, Conhecimento e Cultura, FCSH-UNL)


  1. Para apresentar uma proposta de comunicação/poster deverá enviar um resumo até 2.500 caracteres com espaços.
  2. O resumo deve ser enviado para o seguinte endereço: coloquioceied2016@gmail.com
  3. Cada inscrito só poderá ser autor ou coautor de duas comunicações e todos devem estar inscritos.
  4. Cada proposta não deve ser assinada por mais do que três autores
  5. Línguas de trabalho: Português, Francês, Inglês e Castelhano (Espanhol)

Datas importantes

Até 15 de Junho de 2016
Submissão de RESUMOS
Até 20 de Junho de 2016
Informação da aceitação de resumo
Até 15 de Outubro de 2016
Envio do texto definitivo da Comunicação

Eixo Temático / Subáreas

Os resumos deverão inscrever-se num dos Eixos Temáticos

  1. Educação, Identidades e Políticas Públicas
  2. Aprendizagem, Comportamentos e Formação
  3. Cultura e Memória

Os resumos poderão inscrever-se numa das seguintes subáreas:

  1. A lusofonia – da dominação colonial à cooperação
  2. Colonialidades(s)
  3. Educação colonial e pós-colonial
  4. Multiculturalidade e Multiculturalismo
  5. Inclusão social
  6. Justiça social e cognitiva
  7. As questões de género no espaço lusófono
  8. A Língua Portuguesa no espaço lusófono
  9. A expressão artística no espaço lusófono.

Orientações para Resumo

  1. Até 2500 caracteres com espaços; Título do trabalho;
  2. Nome do(s) Autor(es);
  3. Instituição de pertença;
  4. Correio electrónico;
  5. Palavras-chave (3 a 5);
  6. Formatação do texto: Times New Roman/ Tamanho 12/ Espaço entrelinhas 1,5. margens direita/esquerda de 3 cm e superior/inferior de 3 cm, versão Word para Windows;
  7. Eixo temático (assinale o eixo e, se possível, a subárea onde poderá enquadrar o seu trabalho);
  8. Objectivos do estudo; Métodosdepesquisa/metodologia–seaplicável; Resultados–seaplicável;
  9. Conclusões.

A duração das comunicações não deverá exceder os 15 minutos.

Orientações para texto definitivo

O texto definitivo não poderá conter mais de 30.000 caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas, notas e o resumo. Deve ser enviado para coloquioceied2016@gmail.com.

Título (Maiúsculas, Times New Roman 12, Negrito, Centrado)
Nome do autor A (1], Nome do autor B [2], •.. (Times New Roman 11, negrito, centrado)
[1] Departamento ABC da Universidade de XYZ, cidade, e-mail (Times New Roman 11, centrado)
[2] Escola UVW, cidade, e-mail (Times New Roman 11, centrado)
Resumo – Texto do resumo (até 2500 caracteres om espaço)
Times New Roman 11, centrado, justificado
Eeixo temático/Subárea
Times New Roman 12, negrito, numerado, alinhado à esquerda
Texto definitivo
O texto deve ser escrito em Times New Roman 12, alinhamento justificado, espaço simples entre as linhas. Texto com um máximo de 30.000 caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas, fotografias, desenhos, notas e o resumo.

(Fotografias, desenhos, esquemas, gráficos e/ou tabelas devem ser integrados no texto, numerados “Figura l/Tabela 1” e legendados, de acordo com a referência que for efectuada no texto.)

Caso seja necessário, referir publicações ao longo do texto: (Autor, data); (Autor 1 e Autor 2, data); (Autor 1, et al., data). Uma lista: (Autor, data; Autor, et al., data; Autor l e Autor 2, data.

Referências bibliográficas
Lista ordenada alfabeticamente)

LIVRO- Autor ou autores, em minúsculas (data). Título do livro em itálico. Local de edição. Editora. N° da edição, quando caso disso.

CAPÍTULO DE LIVRO – Autor ou autores., em minúsculas. Título do capítulo. In Nome(s) do(s) autor(es) ou editores) do livro e data do mesmo. Título do livro em itálico. Numeração das páginas. Local de edição. Editora. N° da edição, quando caso disso. Data da 1ª edição (quando caso disso).

ARTIGO – Autor ou Autores, em minúsculas. Título do artigo. Nome da revista em maiúsculas e em itálico, nº, numeração das páginas.

Exemplos:

  • Artigo publicado em revistas científicas: Cerqueira, M. F. & Martins, A. O. (2011). A consolidação da educação e formação profissional na escola secundária nos últimos 50 anos em Portugal. Revista Lusófona de Educação, 17, 123-145.
  • Livro de um único autor: Teodoro, A. (2010). Educação, Globalização e Neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Livro de mais do que um autor: Fernandes, R. et al (orgs.) (2006). Para a compreensão histórica da infância. Porto: Campo das Letras.
  • Capítulo de livro: Zabalza, M. A. (2003). A construção do currículo: a diversidade numa escola para todos. In Óscar de Sousa & Maria Manuel Calvet Ricardo. (Orgs.). Uma escola com sentido: o currículo em análise e debate (pp. 171-194). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Artigos consultados em indexadores electrónicos: Brás, J.G. & Gonçalves, M.N. (2009). Os saberes e poderes da reforma de 1905. Revista Lusófona de Educação,13, 101-121 [Disponível em http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rle/n13/13a07.pdf, consultado em 24/02/2015].

As Atas do Encontro serão publicadas em formato digital. O formato do texto deve seguir às normas indicadas.

Pósteres
Os pósteres deverão ter as seguintes dimensões: 120 x 90 cm.
• Os autores deverão estar junto ao seu póster durante o período da apresentação para responder a quaisquer questões que sejam colocadas.
• A montagem e a recolha dos pósteres são da total responsabilidade dos autores, assim como todo o material necessário para a sua fixação.
Os resumos e os textos definitivos são enviados para o endereço: coloquioceied2016@gmail.com

Comissão Organizadora (CO)

Coordenação científica

  • António Teodoro & Ana Benavente

Comissão Organizadora

  • Maria Neves Gonçalves (CeiED- ULHT)
  • José Viegas Brás (CeiED- ULHT)
  • Judite Primo (CeiED- ULHT)
  • Rosa Serradas Duarte (CeiED- ULHT)
  • Maria Manuel Calvet Ricardo (CeiED- ULHT)
  • Dulce Franco (CeiED- ULHT)
  • Carla Galego (CeiED- ULHT)
  • Ana Sofia António (CeiED- ULHT)
  • Ana Amélio Melo (CeiED- ULHT)
  • Manuela Jacinto (CeiED- ULHT)
  • Secretariado: Filipa Reis

Comissão Científica

  • Alcina Oliveira Martins (CeiED-ULP)
  • Ana Benavente (OP.Edu -IE-CeiED – ULHT)
  • André Robert (Universidade Lumière Lyon 2)
  • António Pedro Costa (ULP e ISLA – coordenador do CIAIQ e ISQR) António Teodoro (CeiED- ULHT)
  • Arlinda Cabral (CICS.NOVA /ULHT.CeiED/ CPLP)
  • Bento Cavadas (ESE Santarém- CeiED)
  • Carlos Nogueira (Universidade de Vigo / IELT, FCSH)
  • Caroline Dominguez (UTAD)
  • Dulce Franco (CeiED- ULHT)/li>
  • Ernesto Candeias Martins (IPCB)
  • Esmeralda Santo (CeiED- ULHT)
  • José Viegas Brás (CeiED- ULHT)
  • José Duarte (CeiED- ULHT)
  • José Hernandez Diaz (Universidade de Salamanca)
  • Judite Primo (CeiED- ULHT)
  • Isabel Sanches (CeiED- ULHT)
  • Maria João de Carvalho (UTAD)
  • Maria Manuel Calvet Ricardo (CeiED- ULHT)
  • Maria Neves Gonçalves (CeiED- ULHT)
  • Maria Odete Emygdio Silva (CeiED- ULHT)
  • Mário Moutinho (CeiED- ULHT)
  • Marisa Mendonça (IILP)
  • Nazaré Coimbra (CeiED-ULP)
  • Óscar de Sousa (CeiED- ULHT)
  • Rosa Serradas Duarte (CeiED- ULHT)
  • Tânia Dantas Gama (Brasil)

Tags: