• Início
  • Notícias
  • A Licenciatura em Ciências da Educação participa na celebração on line do Primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa.

A Licenciatura em Ciências da Educação participa na celebração on line do Primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa.

No dia 30 de abril, decorreu uma Aula Aberta no âmbito das atividades do IE-ULHT e do CeiED. A sessão iniciou-se com o visionamento do filme, Capitães de Abril, de Maria de Medeiros, seguido de um debate com António Teodoro, moderado por Elsa Estrela. A sessão, que contou com o apoio técnico de Vítor Teodoro, teve a participação de estudantes da Licenciatura em Engenharia e em Ciências da Educacão-Educação Social e do Doutoramento em Educação bem como de docentes do Instituto de Educação (IE) e investigadores do CeiED. António Teodoro comentou o filme e falou de acontecimentos que vivenciou antes, durante e após a Revolução dos Cravos. Foi uma verdadeira lição de “História ao vivo”. Houve igualmente outros participantes da sessão que apresentaram o seu testemunho de factos que então vivenciaram. Criou-se um estimulante espaço de debate e de reflexão sobre o 25 de Abril, um período histórico que merece ser (re)visitado e relembrado. 

Comentários de alguns estudantes sobre esta Atividade:

“Na passada quinta feira, dia 30 de abril, comemorámos o 25 de Abril de uma forma diferente do habitual. Assistimos a uma sessão muito interessante porque tivemos a oportunidade de ouvir um testemunho do professor António Teodoro, que esteve na linha da frente desta Revolução. A sessão foi muito bem moderada pela professora Elsa Estrela e como nos encontramos numa situação de confinamento, esta atividade conseguiu trazer-nos uma sessão de «cinema em casa» e uma proximidade à realidade vivida na altura” (Inês Rodrigues, Milene Costa e Yara Lopes – Licenciatura em Ciências da Educação-Educação Social – 1º ano)

“No dia 30 de abril, tivemos uma excelente atividade sobre o 25 de abril onde foi possível ver o filme “Capitães de Abril” e, de seguida, ter o testemunho do professor António Teodoro e da forma como viveu e sentiu a Revolução dos Cravos. O debate que se seguiu foi muito estimulante para nós” (Catarina Domingos, Hugo Silva e Joana Paulino – Licenciatura em Ciências da Educação-Educação Social – 1º ano)

“O filme Capitães de Abril, de Maria de Medeiros, tem como temática a revolução do 25 de Abril de 1974, denominada Revolução dos Cravos. Era notório o contentamento da população ao festejar este momento tão importante na História de Portugal, que para o povo na altura simbolizava o fim de uma era de medos e silêncios. Na madrugada do 25 de Abril de 1974, o Rádio Clube Português emitiu a célebre canção de Zeca Afonso, Grândola Vila Morena. Neste filme, é retratado o fim do regime ditatorial instaurado por Salazar e o início da democracia. Maria de Medeiros fez um excelente trabalho na execução e realização deste filme pois, de forma sucinta e subtil, demonstrou os problemas sofridos pelo povo português durante o regime salazarista. A frase que mais nos marcou ao longo do filme foi «O povo unido jamais será vencido»” (Catarina Claudino, Marta Carvalho e Marta Ferreira – Licenciatura em Ciências da Educação- Educação Social –1º ano)

“O visionamento do filme Capitães de Abril, de Maria Medeiros, possibilitou-me ficar com uma visão diferente do que foi o 25 de abril e incentivou-me a pesquisar mais sobre este período histórico. Tive também a oportunidade de poder ouvir o testemunho do professor António Teodoro sobre a Revolução dos Cravos.” (Olga Oliveira – Licenciatura em Ciências da Educação- Educação Social – 3º ano)