• Início
  • Notícias
  • Abertura de inscrição para seleção de Bolseiro/a: Ano letivo 2018-2019

Abertura de inscrição para seleção de Bolseiro/a: Ano letivo 2018-2019

Bolsa de Investigação

A Universidade Lusófona atribui, todos os anos letivos, um conjunto de bolsas para os seus programas doutorais.

Em 2018-19, no âmbito do Doutoramento em Educação, são atribuídas 4 (quatro) bolsas para os candidatos que mostrem interesse em desenvolver o seu projeto de I&D nas problemáticas abaixo discriminadas.

Os candidatos interessados deverão fazer um primeiro envio dos seus projetos até 29 de junho de 2018 para o seguinte e-mail: secretariado.ceied@ulusofona.pt. Eventuais esclarecimentos podem ser obtidos juntos dos orientadores previstos (os seus contactos encontram-se em http://www.ceied.ulusofona.pt) ou junto da coordenação do Doutoramento:
http://ie.ulusofona.pt/cursos/doutoramento-em- educacao/

Os candidatos selecionados para cada uma das bolsas procederão depois à sua inscrição e matrícula no Doutoramento, nos termos do previsto no Regulamento da Universidade.

Bolsa 1. 50 anos da Pedagogia do Oprimido

Bolsa de doutoramento para um(a) candidato que centre a sua tese em Paulo Freire, nos 50 anos da "Pedagogia do Oprimido" (1968/2018). O campo de opções de pesquisa é vasto: da obra e seus freiriana na Educação de Adultos e outros domínios da Educação Permanente e ainda as  leituras atuais de Paulo Freire no espaço lusófono.

Orientadora: Profª Doutora Ana Benavente

Bolsa 2. Educação Social e Intervenção Socioeducativa

A bolsa para uma Tese em Educação Social, no âmbito do Doutoramento em Educação, pretende que o/a doutorando/a aprofunde, em termos teórico-conceptuais esta problemática e faça uma investigação centrada na área social com um compromisso educativo e uma intervenção socioeducativa. Essa intervenção é direcionada a  pessoas ou grupos de diversas faixas etárias (crianças, adultos, idosos,.. ) e em situação de maior vulnerabilidade social.

Orientadora: Profª Doutora Maria Neves Gonçalves

Bolsa 3. A construção dos sindicatos dos professores no Portugal democrático (após o 25 de Abril de 1974)

A bolsa destina-se a um projeto de investigação sobre a história recente do sindicalismo docente em Portugal, no período posterior à Revolução do 25 de Abril de 1974. A delimitação das organizações a estudar (e do período temporal) fica ao critério dos candidatos.

Orientadora: Profª Doutora Rosa Serradas Duarte (e Profª Doutora Maria Manuel Calvet Ricardo)

Bolsa 4. A Educação Comparada nas Ciências da Educação e na Formação de Professores em Portugal

A bolsa destina-se a um projeto que mapeie o lugar da Educação Comparada na Formação de Professores e nas Ciências da Educação em Portugal, nos três níveis de formação universitária: licenciatura, mestrado e doutoramento.

Orientador: Prof. Doutor António Teodoro

Lisboa, 27 de março de 2018

Prof. Doutor António Teodoro
Professor Catedrático.
Diretor do Instituto de Educação