AULA ABERTA “Como Crescem os Neurónios” por Rita Teodoro

No âmbito das atividades da Licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social da Universidade Lusófona (ULHT), decorreu, no dia 2 de Março de 2018, pelas 11 horas, a Aula Aberta subordinada ao tema “Como Crescem os Neurónios”, conduzida pela Professora Doutora Rita Teodoro, investigadora no Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC). No laboratório onde faz investigação, tem como  um dos principais objetos de estudo a larva da mosca da fruta. A conferencista abordou temas muito importantes e que nos suscitaram muita curiosidade, como, por exemplo, a quantidade de neurónios existentes no nosso cérebro, a sua plasticidade sináptica e a diferença entre os neurónios nas diversas fases da vida.

Considerámos a conferência muito importante para nós enquanto Educadores/as Sociais, pois ajudou-nos a compreender os mecanismos de aprendizagem e memória e a refletir como este tipo de investigação pode  vir a traduzir-se no tratamento de doenças do foro neurológico.

Foi muito gratificante para nós assistirmos a uma conferência deste ramo que nos propiciou o alargamento de saberes para outras áreas do conhecimento com a particularidade da investigadora abordar temas tão complexos  numa linguagem acessível. O  recurso  a vídeos  e figuras  permitiu-nos compreender melhor a investigação que ela e a sua equipa fazem no laboratório.

3º Ano da Licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social (ULHT) – Adelina Ningau, Ana Vicente, Carolina Martins, Eder Carmo, Elisa Borges, Ema Imbó, Filipa Amorim, Inês Mateus, Jandira Júlio, Maria Inês Couto, Patrícia Silva e Vanessa Simões.

Veja a notícia completa em www.ceied.ulusofona.pt