• Início
  • Notícias
  • Aula aberta – Homenagem a Paulo Freire nos 50 anos da Pedagogia do Oprimido

Aula aberta – Homenagem a Paulo Freire nos 50 anos da Pedagogia do Oprimido

Aula aberta - Homenagem a Paulo Freire nos 50 anos da Pedagogia do Oprimido

No passado dia 10 de Outubro de 2018, pelas 11h00, os alunos da Licenciatura de Ciências da Educação- Educação Social (LCE-ES) assistiram a uma Aula Aberta proferida pelo Prof. António Teodoro em homenagem ao pedagogo brasileiro, Paulo Freire, nos 50 anos da publicação da obra Pedagogia do Oprimido.

A conferência – que se insere no âmbito das actividades do curso – propiciou-nos o conhecimento da vida e obra deste ilustre pedagogo preocupado com a alfabetização do povo. O orador desafiou-nos a fazer uma leitura e releitura do pensamento de Paulo Freire bem como a (re)ler o livro Pedagogia do Oprimido e encontrar nela  ressignificações outras, em função  dos contextos socioculturais inerentes à chamada teoria da Recepção da(s) leitura(s).   

Após a conferência, a Profª Maria Neves Gonçalves deu voz aos alunos. Coube à nossa colega Ana Louro, delegada do 2º ano, dar um testemunho sobre o curso e as suas saídas profissionais.

Queremos agradecer ao orador, Prof António Teodoro, a brilhante conferência que nos apresentou.

ALUNOS DA LCE-ES – Ana Catarina Valverde, Jandira Júlio, Joana Rocha, Laura Rodrigues, Miguel Veríssimo, Olga Oliveira & Olívia Fausto