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AULA ABERTA – Intervenção social – educação e sociedade – humanismo, cidadania e direitos

AULA ABERTA - Intervenção social – educação e sociedade – humanismo, cidadania e direitos

No dia 13 de Dezembro corrente, decorreu no AUDITÓRIO ARMANDO GUEBUZZA da ULHT, em Lisboa, a AULA ABERTA sob o tema Intervenção social – educação e sociedade – humanismo, cidadania e direitos, com a projeção do filme Hannah Arendt, de Margarethe von Trotta (FRA/LUX/GER,2012) e debate, organizada pelo Observatório de Políticas de Educação e Formação (OP-EDU) do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), com a colaboração da Direção da Licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social.

A AULA ABERTA foi dinamizada pela Professora Doutora Ana Benavente e contou com a presença de alunos e professores de Educação, de Sociologia e de Ciência Política que participaram de forma ativa no debate sobre o contributo de Hannah Arendt para a compreensão da condição humana, das dinâmicas sociais individuais e coletivas e dos conceitos do bem e do mal, numa reflexão lúcida e questionante, a partir de um momento-chave do séc. XX, tão significativo do ponto de vista educativo e social.

s participantes mostraram-se muito interessados, estabelecendo a ligação da temática com a realidade atual e questionando os comportamentos humanos, individuais e coletivos, em diversas situações de vida. Após a intervenção dos docentes e de vários alunos, estes consideraram, num aplauso final que a sessão constituiu um momento muito relevante de diálogo e formação cidada e cultural conjunta, nos domínios da educação, sociedade e direitos humanos. No sentido de animar o debate, foi distribuída, no início, a todos os presentes, uma síntese do filme e dos questionamentos subjacentes.