Criação do Núcleo de Estudos da Língua Portuguesa no CeiED

No passado dia 08 de fevereiro foi criado, no CeiED, o Núcleo de Estudos da Língua Portuguesa. O Núcleo reúne investigadores de Portugal, do Brasil e de Angola, que trabalham sobre a língua em diferentes perspetivas. O objetivo do Centro é reunir, desenvolver e aprofundar estudos sobre a Língua Portuguesa, nos aspetos da aquisição oral, da aprendizagem da leitura e da escrita, das expressões artístico-literárias, das políticas públicas, da filosofia da linguagem, das relações de poder e das variações linguísticas.

Pela diversidade de interesses e da concepção de língua adotada pelos investigadores, o Centro assume como postura epistemológica a interdisciplinaridade, a multiplicidade de olhares para uma mesma temática, o deslocamento do ponto para mudança da vista, e como função social a contribuição, a partir do conhecimento produzido, para uma educação de qualidade, para a redução das desigualdades e da construção contínua da paz e da justiça.

Os candidatos ao Doutoramento em Educação para o ano letivo 2019/2020 que queiram desenvolver uma investigação numa das áreas acima indicadas devem manifestar esse interesse aquando da sua candidatura. Os/as candidatos/as que tomarem esta opção terão prioridade na admissão ao curso e poderão beneficiar do apoio da equipa de investigação para a obtenção de bolsas de estudo.

Contacto: elsa.estrela@ulusofona.pt