• Início
  • Notícias
  • Defesa de Mestrado em Educação de Luiciane Rézio de Souza Oliveira
Defesa Tese Mulher

Defesa de Mestrado em Educação de Luiciane Rézio de Souza Oliveira

Decorreu no dia 16 de março de 2022 a defesa de Mestrado em Educação de Luiciane Rézio de Souza Oliveira. A aluna foi aprovada.

Luiciane Rézio de Souza Oliveira

O título da dissertação foi “História e Desafios da Formação do Educador de Infância. Estudo Comparativo entre Brasil e Portugal”.

A sessão teve o seguinte juri:

  • Presidente: Prof. Doutor Óscar C. de Sousa
  • Arguente: Doutora Maria Neves Gonçalves
  • Orientador: Prof. Doutor José Viegas Brás.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo, comparar a formação docente do educador infantil no Brasil e em Portugal a fim de demonstrar diferentes aspectos formativos e culturais em ambos países. A análise comparativa visa relatar aspectos da formação inicial e realizar um panorama histórico entre a educação infantil brasileira e lusitana ao longo dos tempos, através de aspectos da legislação que as conduz e os estudiosos que a consolidaram. Foi utilizada a análise de artigos científicos e da legislação vigente para a educação de infância entre as duas nações: Brasil e Portugal, a fim de traçar uma reflexão e análise do papel do professor na educação de infância. Foi adotado o método qualitativo com a utilização da técnica de análise documental de modo a estabelecer o contexto e a correlação com o estudo por ser o que mais se coaduna com a problemática em questão. Os descritores mais utilizados foram: “educação de infância”, “formação docente” e “história da infância”. As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados: SCIELO, EbscoHost, Education Full Text (Wilson Web), Portal da CAPES e Google Scholar. As fontes utilizadas foram: (1) a Legislação sobre Formação docente e Educação de Infância utilizada em Portugal; (2) a Legislação sobre Formação docente e Educação Infantil utilizada no Brasil; (3) documentos e/ou pareceres legais e (4) artigos científicos encontrados na base de dados. Desse modo a pesquisa vem apresentar as diferenças entre a formação profissional do educador de infâncias no Brasil e em Portugal e como estas vem possibilitar o desenvolvimento das habilidades e competências específicas para que se possa atender a diversidade do currículo pedagógico e o desenvolvimento integral da criança. Palavras-chave: educação de infância, formação de professores, Brasil, Portugal.