Defesa de Tese de Barbara Corrêa Barroso

Barbara Corrêa Barroso

Nome: Barbara Corrêa Barroso
Data de Defesa: 09.05.22
Origem: Brasil, Amazonas

Título da Tese: “ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS AUTISTAS E ASPERGER DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA ZONA LESTE DE MANAUS/AM. O QUE PENSAM OS PROFESSORES”.

Júri

Presidente: Profa. Doutora Carla Galego

Arguente:  Profa. Doutora Rosa Serradas Duarte

Orientador: Prof. Doutor Óscar C. de Sousa


RESUMO

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passou a integrar a proposta pedagógica da escola regular, buscando promover o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e outros, que implicam transtornos funcionais específicos, a educação especial deve atuar de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar como ocorre o processo de educação inclusiva em duas escolas denominadas “A e B” da rede municipal de ensino da zona leste na cidade da cidade de Manaus – Amazonas – Brasil, verificando todo o processo de alfabetização de alunos com necessidades especiais, quanto ao desenvolvimento e socialização de alunos portadores de autismo típico e atípico ou com síndrome de asperger. Utilizamos como metodologia a pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que atualmente o método utilizado na rede municipal de ensino da Zona Leste da Cidade de Manaus tem sido o misto (Tradicional e Construtivista), já havendo estudos que comprovam sua eficácia seja com alunos especiais ou não. Porém, sempre há exceções. Há casos de alunos que se alfabetizam por outros métodos, sejam eles o letramento ideovisual ou não, os quais possuem características particulares diferentes do método fônico. Tudo dependerá das características de cada aluno, o método sempre será escolhido de acordo com as características e necessidades do aluno, não possuindo um caráter impositivo. E que na modalidade de alfabetização e educação de crianças, jovens e adultos e educação profissional, as ações da educação especial devem promover e possibilitar a ampliação de oportunidades de escolarização, a formação para ingresso no mundo do trabalho, a efetiva inclusão e participação social, evitando e minimizando a segregação pelo processo de socialização educacional.

Palavras-Chave: Alfabetização, Educação especial, Autistas, Aspergers, Inclusão.