• Início
  • Notícias
  • ESTUDANTES DA LCE-ES PARTICIPAM NO SEMINARIO “A PROFISSIONALIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA ARTE E DA CULTURA”

ESTUDANTES DA LCE-ES PARTICIPAM NO SEMINARIO “A PROFISSIONALIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA ARTE E DA CULTURA”

No dia 20 de novembro/2019, no auditório José Araújo da Universidade Lusófona, realizou-se o Seminário “A Profissionalização das Pessoas com Deficiência através da Arte e da Cultura”, sob a coordenação dos Mestres Fernando Catarino e Paulo Ferreira, integrado no desenvolvimento do Projeto Erasmus + CLAP HANDS.

Depois da Sessão de abertura a cargo do Administrador – Adjunto da Universidade Lusófona – Professor Doutor Manuel José Damásio, o Dr. Luís Oliveira, doutorando da Universidade Lusófona, brindou-nos com uma bela canção e acompanhamento de guitarra. Intercalando os momentos de comunicação, o nosso músico e artista agraciou-nos com mais duas canções, diferentes no estilo e na forma, para elas próprias serem um exemplo da riqueza que a diversidade nos proporciona.

O visionamento do documentário “O que conta é o talento”, da autoria do Dr. Fernando Catarino e Dr. Paulo Ferreira, transportou-nos para o mundo da Arte e da Cultura, protagonizado pelas pessoas com deficiência e seus ateliers, onde tudo acontece e de onde saem as obras de arte destes artistas. Também uma exposição no hall de entrada, dos artistas da Fundação LIGA, sob direção da Drª Cristina Passos, nos convidou a entrar no mundo tão ignorado e por vezes desprezado das potencialidades destes pequenos/grandes artistas. 

Em conversa animada com os coordenadores do Projeto e com o público, o Dr. Mário Carneiro, Director Geral da Fundação GDA – Gestão dos Direitos do Artistas -informou detalhadamente os contributos da Fundação que dirige para garantir os Direitos dos artistas, com ou sem deficiência

A Doutora Isabel Sanches “Sobrevoando o processo de inclusão e profissionalização”, de forma viva e musicada, procurou desmistificar o conceito de Inclusão e sob o lema “nada sobre nós, sem nós”, focou -se na Profissionalização como um Direito de Todos. O Dr. Luís Oliveira ilustrou este momento com um testemunho da sua trajetória de vida, vivo e sentido, enquanto pessoa cega, destacando como a música, a dança e o teatro lhe abriram perspetivas pessoais e profissionais e sempre lhe criaram oportunidades, que ele soube agarrar, para mais uma aventura.

A Doutora Hélia Bracons moderou uma mesa redonda sobre boas práticas na profissionalização e inclusão de pessoas com deficiência em que participaram a Fundação LigaDrª Cristina Passos; a Fundação AFIDDr. Álvaro Rebelo e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) – Dr. Adalberto Fernandes.

Foi uma manhã rica de conhecimento e vivências para todos os presentes, com destaque para os estudantes da Licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social, sob a coordenação da Doutora Maria das Neves Gonçalves, e da Licenciatura em Serviço Social, sob a coordenação da Doutora Hélia Bracons.