• Início
  • Notícias
  • Luciana Limeira inicia Bolsa de Estágio de Doutoramento Sandwich no CeiED

Luciana Limeira inicia Bolsa de Estágio de Doutoramento Sandwich no CeiED

Luciana Limeira A doutoranda Luciana Cordeiro, do Doutoramento de Educação da Universidade Católica de Brasília, inicia esta semana o seu plano de estudos do Doutoramento Sandwich no CeiED-ULHT, como bolseira do CAPES, com a duração de 6 meses. É ainda professora de Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

O plano de estudos, intitulado O Direito à Educação Básica e a sua Afirmação em Processos de Globalização Neoliberal, tem como orientador o Prof. Doutor Célio da Cunha (Universidade Católica de Brasília) e como coorientador o Prof. Doutor António Teodoro (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia).

O objetivo deste estudo é analisar como o Direito à Educação Básica tem sido afirmado no contexto mundial, por meio de políticas públicas educacionais, sob as influências da globalização neoliberal, resultando num capítulo da tese de Doutoramento.

A atividade desenvolvida na ULHT será sobretudo o tratamento e análise dos dados levantados para dar continuidade à produção da tese de Doutoramento, mas também a participação nas atividades do CeiED.

Resumo do projeto de Doutoramento Sandwich

A educação escolar é um direito que apresenta múltiplos aspectos constituindo-se, ao mesmo tempo, como um direito social, econômico e cultural. O Direito à Educação permite promover o conhecimento necessário ao acesso dos recursos e mecanismos de participação da vida social. No entanto, o Estado Social Democrático e de Direito que estabelece esse e outros direitos sociais aos cidadãos, em um contexto de globalização neoliberal, ditado por razões econômicas, encontra-se em crise. A efetivação do Direito à Educação de qualidade, que permite ao estudante o acesso por meio de matrícula às escolas e sua permanência em locais adequados para o desenvolvimento das aprendizagens esperadas, no período estabelecido em cada etapa, encontra-se fragilizada demandando de diversos setores da sociedade ações articuladas em sua exigibilidade. O estudo a ser desenvolvido pela pesquisadora tem por objetivo analisar como o Direito à Educação Básica se afirma no contexto mundial, por meio de políticas públicas educacionais e sob as influências da globalização neoliberal. O trabalho a ser desenvolvido se caracteriza por ser uma pesquisa de caráter exploratório, cujos procedimentos de geração de dados ocorrerão por meio de pesquisa bibliográfica e documental e os procedimentos de tratamento e análise de dados ocorrerão por meio de uma análise qualitativa, resultando em um capítulo da tese de doutorado da pesquisadora.