No próximo ano lectivo (2018/19) o Instituto de Educação irá oferecer uma Pós-Graduação (PG) em Extensão Rural cujo programa de formação assenta na análise e reflexão sobre os fundamentos, as características, as problemáticas e o papel dos sistemas de Extensão Rural na promoção e implementação de estratégias de Desenvolvimento em territórios locais de características rurais.
No passado dia 18 de abril do corrente ano, realizou-se uma visita de estudo ao Museudas Comunicações, no âmbito da unidade curricular Tecnologias e Educação da Licenciatura de Ciências da Educação – Educação Social (LCE-ES). Participaram nesta atividade as alunas do 2º ano do respetivo curso, assim como a docente Dulce Maria Franco.
No dia 24 de maio de 2018, realiza-se, na Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, o Seminário Educação Social e Intervenção Comunitária com a apresentação de conferências de investigadores do CeiED e da APTSES. Integrado no âmbito da Licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social, o Seminário é um espaço de debate científico e de reflexão sobre a importância da área da Educação Social nos dias de hoje.
Programa
10h00 – Abertura
Mário Moutinho & António Teodoro
PAINEL 1
10h20
Humanizar o Humano: contributos para pensar a Educação na Cidade Educadora
António Teodoro (ULHT- CeiED)
10h45
Religião e Espiritualidade
Paulo Mendes Pinto (ULHT)
Debate – Moderadora: Elsa Estrela (ULHT- CeiED)
11h15-11h30 – Coffee break
PAINEL 2
11h30
Literacia e educação de adultos: desafio atual
Ana Benavente (ULHT- CeiED)
12h10
A Eclosão da Educação Social em Portugal
Sílvia Azevedo (APTSES)
Debate – Moderadora
Fátima Correia (APTSES)
12h30 – 14h30 – Almoço
PAINEL 3
14h30
A Educação Social como Ética da Hospitalidade
José Brás (ULHT- CeiED)
14h40– Pedagogia(s) da Infância
Clara Craveiro – (ESEPF)
15h10– Educação, Cidadania e Diversidade Cultural – A Cátedra UNESCO- ULHT
Judite Primo (ULHT- CeiED – titular da cátedra UNESCO – ULHT)
Debate – Moderadora
Isabel Sanches (ULHT- CeiED)
Acreditado pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior (A3ES)
Reconhecido como Formação Especializada de Professores pelo CCFC
O mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação tem como destinatários profissionais do sector da educação que procurem especializar-se e desempenhar funções nas áreas científicas da administração, avaliação institucional, supervisão, inspeção, organização e gestão de serviços e instituições, entre outras. Possui um corpo docente altamente qualificado e um plano de estudos que acompanha e pretende responder às principais necessidades de formação dos gestores escolares e das organizações educativas.
O Mestrado de Administração Educacional e Regulação da Educação visa:
Promover o estudo aprofundado, a pesquisa e a produção de conhecimento sobre as questões ligadas à administração educativa, com especial incidência na organização e gestão de serviços e escolas e respectivos mecanismos de regulação.
Contribuir para o desenvolvimento de uma nova geração de gestores da educação e agentes da administração, possuidores de competências transversais que lhes permitam analisar e compreender diferentes estratégias de planeamento, implantação, acompanhamento e inspeção da administração e gestão educativas, nomeadamente nas vertentes pedagógicas, do desenvolvimento de recursos humanos, da carta, da rede escolar e dos recursos financeiros.
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se à frequência deste Curso de Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação:
Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal com formação anterior na área de Ciências da Educação;
Titulares do grau de licenciado noutra área mas com experiência profissional em educação/formação;
Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo com experiência profissional na área da educação/ formação;
Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para realização do mestrado.
Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa. Provas de Agregação em Educação Comparada. Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). Vice-Presidente do Comité de Investigação de Sociologia da Educação (RC04) da Associação Internacional de Sociologia (2006-2014). Co-fundador do Instituto Paulo Freire, de Portugal. Coordenador da Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas de Educação (RIAIPE). Fundador da Seção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Educação Comparada (SEC-SPCE).Foi membro fundador do movimento sindical docente, Presidente da Direção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (1979-1989) e Secretário-Geral da Federação Nacional dos Professores, FENPROF (1983-1994). Inspetor-Chefe do Ensino Primário (1974-1975), membro do Conselho Nacional de Educação (1988-1994). Diretor da Revista Lusófona de Educação e membro do Conselho Editorial de dezenas de revistas em Portugal, Brasil, EUA e França. É autor de uma vasta obra científica e de intervenção no campo da educação, publicada em português, inglês, espanhol e francês.
Corpo docente
Ana Benavente
Ana Benavente fez toda a sua formação académica na Suíça e é doutorada, desde 1985, em Ciências da Educação pela Universidade de Genève. Investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa na área da Educação, após vários anos ligada à formação de professores na Faculdade de Ciências de Lisboa. Aposentou-se em 2009. Conduziu projetos de investigação-ação e vários estudos sobre exclusão escolar e coordenou o primeiro Estudo Nacional de Literacia. Vice-presidente (eleita pela Europa) do Conselho Geral do BIE (Bureau International de I’Education), UNESCO, Genève (2001-2005). Membro do Comité do CERI (Centre pour la recherche et l’innovation) da OCDE (1996-2002). Deputada à Assembleia da República (1995-2005). Foi Secretária de Estado da Educação (1995-2001), nos XIII e XIV governos constitucionais.
Vítor Duarte Teodoro
Professor aposentado da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologias. Professor convidado da Universidade Lusófona. Autor de dezenas de títulos de software educacional sobre modelação computacional em Física e Matemática, publicado em Portugal, nos EUA e no Reino Unido.
Jorge Martins
Professor de Administração e Supervisão Educativas, com larga experiência de docência e de administração pública, (Subdiretor do GETAPE, Diretor Regional de Educação do Norte e Diretor do Observatório das Políticas Locais de Educação). Cofundador do Fórum Português de Administração Educacional (FPAE), pertence à respectiva direção (2015/2018). Tem inúmeros artigos em revistas nacionais e internacionais e participa e coordena vários projetos de investigação. A área prioritária de interesse atual é a descentralização educativa.
Jacinto Serrão
Professor do Instituto de Educação e investigador do CeiED (ULHT). Membro do Observatório das Políticas de Educação e Formação (OP.Edu) e do Observatório de Educação da RAM (OERAM). Doutorado em Ciências da Educação, na área da Supervisão e Orientação da Prática Profissional (UL). Foi Deputado na Assembleia da República (AR) (2005-2009; 2011-2015) e na Assembleia Legislativa da RAM (ALM) (1996-2000; 2004-2005; 2009 -2011). Ocupou diversos cargos: Vice-Presidente da Comissão para a Ética, Cidadania e Comunicação da AR, Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), membro efetivo das Comissões de Educação e Ciência (AR), dos Assuntos Europeus (AR) e do Grupo de Trabalho da Educação Especial (AR). É autor principal de mais de meia centena de relatórios associados às políticas públicas nacionais e europeias em domínios como: ética, cidadania e desenvolvimento, ambiente, educação e formação, entre outros.
Ana Paula Silva
Professora convidada no Instituto de Educação, responsável pelas disciplinas Lideranças nas escolas, equidade e aprendizagens (doutoramento) e Governança da equidade e das aprendizagens nas escolas – o papel das lideranças (mestrado). Participou em diversos projetos da União Europeia sobre Liderança das Escolas (avaliação, equidade, inclusão). Vice-diretora Geral e Diretora Pedagógica da Faculdade Conhecimento e Ciência, Belém, PA, Brasil. Orientou cerca de 40 dissertações de mestrado e algumas de doutoramento.
Elsa Estrela
Atualmente, Professora Auxiliar na ULHT, Coordenadora de Projetos do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) e perita externa no âmbito do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica no Agrupamento de Escolas da Boa Água. Professora dos Ensinos Básico e Secundário (1993), é mestre em Ciências da Educação (2006) e doutorada em Educação (2015). Foi membro da Rede Ibero Americana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE) e do Observatório de Políticas de Educação, Investigação e Formação e gestora do projeto RIAIPE3 (Programa Marco Interuniversitário para a Equidade e Coesão Social nas Instituições de Ensino Superior), financiado pelo programa Alfa da CE. As áreas prioritárias de investigação centram-se nas políticas curriculares, conhecimento curricular e histórias de vida dos professores.
Maria Neves Gonçalves
Professora de História da Educação e de Escrita Científica. Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Educação –Educação Social. Coeditora da Revista Lusófona da Educação. Autora de livros e de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Membro da Comissão Científica de diversos eventos científicos.
José Viegas Brás
Professor de História da Educação, História das Disciplinas e de Escrita Científica. Coeditor da Revista Lusófona da Educação. Autor de livros e de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Membro da Comissão Científica de diversos eventos científicos.
José B. Duarte
Na Universidade Lusófona de Lisboa leciona as disciplinas de “Teorias e Práticas Educativas”, “Observação de Contextos Educativos”, “Epistemologia das Ciências Sociais”, “Currículo: Teorias, Estratégias, Avaliação” e “Educação e Formação de Adultos”. Foi docente de Didática da Língua Portuguesa e Organização e Desenvolvimento Curricular na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação de Lisboa, de disciplinas afins na Escola Superior de Educação e na Escola do Magistério de Lisboa, e de Língua Portuguesa no Ensino Secundário. Coordena o projeto “Manuais Escolares/Outros Recursos e Atividades dos Alunos”.
Óscar C. Sousa
Doutorado em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha, em 1996, título reconhecido pela Universidade do Minho, Portugal, em 1997.É docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia com a categoria de Professor Associado Convidado, nos Cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação, Diretor do Mestrado em Ciências da Educação, membro do CeiEF Foi Investigador Principal em dois projetos aprovados e financiados pela FCT (SAPIENS POCTI/CED 38433/2001 e PTDC/CED/65691/2006).
Carla C. Galego
Professora de Sociologia de Educação, Educação Comparada e Políticas Educativas. Socióloga de formação, mestre e doutorada em Educação. Tem participado em vários projetos internacionais no âmbito do CeiED e integra atualmente dois grupos de pesquisa internacional: o GT- CLACSO: Universidade e Políticas de educação Superior; e, o GIEPES- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior- GIEPES. É membro da Seção de Educação Comparada da SPCE, da Comparative and International Education Society (CIES) e da International Sociological Associatian (ISA). Foi diretora-técnica do Centro de Sondagens Sonda Lusófona (2002-2004).
Apoio científico
Os estudantes do Mestrado participam nas atividades do Centro de Estudos de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (www.ceied.ulusofona.pt), um centro acreditado e financiado no âmbito da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O programa beneficia de protocolos existentes com diferentes universidades do Brasil, de Espanha, dos EUA, do Chile, da Argentina, de França ou do Reino Unido.
Regime de funcionamento
Horário: Regime pós-laboral, adaptado às disponibilidades dos professores e educadores em exercício de funções.
Plano de Estudos
1º Ano
Unidades curriculares
Docente
Política e Regulação da Educação
António Teodoro
Governança da equidade e das aprendizagens nas escolas – o papel das lideranças
Ana Paula Silva
Administração dos Sistemas Educativos e das Instituições
Ana Benavente / Jacinto Serrão
Inspeção da Educação: Políticas e Estratégias de Intervenção
José B. Duarte
Territorialização Educativa
Jorge Martins / Jacinto Serrão
Currículo: Teorias, Estratégias, Avaliação
Elsa Estrela / José B. Duarte
Sistemas de Informação e de Gestão do Ensino e Aprendizagem
Vítor Duarte Teodoro
Sociologia das Organizações Educativas
António Teodoro / Ana Benavente
História da Administração da Educação
Maria Neves Gonçalves
Seminários sobre Temas de Gestão e Regulação da Educação
A indicar de entre especialistas nos temas a abordar
Metodologias de Investigação em Educação
Óscar Sousa / Carla Galego
Opção 1*
Opção 2*
* A escolher: Gestão de Recursos Humanos, Indicadores e Estatísticas da Educação, Gestão da Qualidade, Avaliação Institucional, Educação de Adultos e Formação Profissional
2º Ano
Unidades curriculares
Docente
Seminário de apoio à Dissertação/Trabalho de Projeto
Elsa Estrela / Carla Galego /António Teodoro
Dissertação / Trabalho de projeto
Orientadores nomeados de acordo com as problemáticas