Pós-Graduação em Extensão Rural

Pós-Graduação em Extensão Rural

No próximo ano lectivo (2018/19) o Instituto de Educação irá oferecer uma Pós-Graduação (PG) em Extensão Rural cujo programa de formação assenta na análise e reflexão sobre os fundamentos, as características, as problemáticas e o papel dos sistemas de Extensão Rural na promoção e implementação de estratégias de Desenvolvimento em territórios locais de características rurais.

O sistema de Extensão Rural foi criado pelas universidades inglesas na segunda metade do século XIX e foi estruturado e institucionalizado através da criação do Serviço Cooperativo de Extensão Rural dos Estados Unidos com a participação de universidades conhecidas como “land-grant colleges”.

Extensão Rural é um sistema educativo, de natureza não-formal e contínuo, com o objectivo fundamental de criar as condições nas comunidades locais de natureza rural para promover o seu próprio desenvolvimento. Para o efeito, a Extensão Rural enquanto sistema, para além de levar os conhecimentos da fonte geradora (pesquisa) ao utilizador final (comunidade rural), capacita a comunidade local para a participação activa no processo de desenvolvimento do seu território desde a concepção à implementação e avaliação de uma estratégia de desenvolvimento local adequada ao respectivo território. Para além destes propósitos, o sistema de Extensão Rural dá especial atenção às pessoas que estão directa ou indirectamente ligados à produção agrícola de natureza familiar, no sentido de promover a sua participação activa no processo de desenvolvimento do seu território através da promoção de processos de produção, transformação e comercialização da produção agrícola assim como através de actividades locais de natureza social e cultural promotoras de cidadania activa na comunidade.

A Pós-Graduação em Extensão Rural tem como propósito preparar agentes especializados na concepção e planeamento, gestão e avaliação de estratégias de Extensão Rural para territórios e economias locais de características rurais. Com os conhecimentos ministrados e competências oferecidas visa-se capacitar os futuros agentes de mudança para o delineamento e planeamento, organização e estruturação, implementação, gestão e avaliação de estratégias de desenvolvimento em territórios locais de características rurais. 

A Pós-Graduação em Extensão Rural destina-se fundamentalmente a (i) Dirigentes e Técnicos de Programas e Organizações, nacionais e internacionais, com intervenção nos domínios do desenvolvimento rural, da animação dos territórios Locais, da igualdade de oportunidades e da luta contra a pobreza e a exclusão social, a (ii) Dirigentes e Técnicos da Administração Pública (Central e Local) com intervenção em programas relacionados com a promoção do desenvolvimento em territórios locais de características rurais e a (iii) Empresários, quadros técnicos e outros RH associados a empresas envolvidas em programas de responsabilidade social e cidadania ativa.

Estrutura Curricular

A estrutura curricular é composta por 10 Unidades Curriculares, 5 em cada semestre, correspondendo a 240 horas TP e a 60 ECTS.

O primeiro semestre integra as seguintes Unidades Curriculares:

  • Filosofia e Princípios da Extensão Rural
  • Sociologia Rural
  • Planeamento e Avaliação de Actividades em Extensão Rural
  • Metodologias participativas e mobilização da comunidade rural
  • Optativa 1 (escolhida pelos estudantes no inicio do semestre)

O segundo semestre integra as seguintes Unidades Curriculares:

  • Técnicas de Comunicação em Extensão Rural
  • Literacia, Comunicação e Desenvolvimento Rural
  • Sociologia da Educação e do Desenvolvimento
  • Problemáticas e Estratégias de Desenvolvimento Local
  • Optativa 2 (escolhida pelos estudantes no inicio do semestre)

As Unidades Curriculares optativas são:

  • Educação e Formação de adultos
  • Gestão dos Recursos Familiares
  • Cooperativismo e Associativismo Rural
  • Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural
  • Crédito Rural

Direção Científica

O Prof. Eduardo Figueira, para além de ter trabalhado na Missão de Extensão Rural de Angola nos anos 70, organizou e estruturou uma licenciatura em Extensão Rural na Universidade de Évora depois do seu retorno a Portugal no ano de 1977.

Para além do Prof. Eduardo Figueira que leccionará as Unidades Curriculares especificas de Extensão Rural, as outras Unidades Curriculares serão lecionadas por Professores Doutorados do IE, especialistas nos respectivos domínios.

Regime de funcionamento

A PG em Extensão Rural, desenvolvida e oferecida no Instituto de Educação (IE) da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração (FCSEA) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) será dirigida pelo Prof. Eduardo Figueira, especialista em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, que delineou, desenvolveu e estruturou a PG.

As aulas terão lugar às 5ª e 6ª feras das 18h00 às 22h00 e aos Sábados das 09h00 às 13h00. Qualquer esclarecimento pretendido poderá ser solicitado ao Prof. Eduardo Figueira (edufigueira@academus.pt)

Tags: