• Início
  • Notícias
  • Reveja os momentos do Seminário “Os Poderes Locais e a Educação”

Reveja os momentos do Seminário “Os Poderes Locais e a Educação”

No passado dia 28 de abril, decorreu, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, o Seminário “Os Poderes Locais e a Educação”, organizado pelo CeiED.

A elevada qualidade dos painéis e a relevância do tema devido às profundas mudanças nos diferentes campos da descentralização administrativa que o Governo está a preparar tornou o Seminário num importante espaço de debate de pontos de vista de professores, académicos, autarcas e diretores de escola e agrupamento.

O Seminário teve início com a sessão de abertura conduzida pelo Professor António Teodoro, Diretor do CeiED, pela Professora Mariana Dias do FPAE, pela Professora Cármen Cavaco da SPCE e pelo Reitor da ULHT, Professor Mário Moutinho.

O Professor Jorge Martins, membro da Comissão Organizadora do Seminário, apresentou uma comunicação em que expôs o que realmente está em debate ao nível da Educação e das Autarquias, enumerando as grandes questões que estiveram em debate ao longo do dia.

Seminário “Os Poderes Locais e a EducaçãoSeguidamente, o Professor Guilherme d’ Oliveira Martins, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian e anterior Secretário de Estado da Administração Educativa e Ministro da Educação partilhou o seu conhecimento e a sua experiência relativamente à descentralização, participação e subsidiariedade no contexto da Escola e da responsabilidade, ele que é uma das personalidades que, a nível nacional e europeu, melhor conhece e mais tem refletido sobre a problemática da descentralização do Estado.


Seminário “Os Poderes Locais e a EducaçãoO primeiro tema do Seminário “As políticas públicas: os limites da (des)centralização e a regulação nacional da educação contou com a contribuição do Coordenador do Gabinete de Estudos do CDS, Diogo Feio, António Neto Mendes da Universidade de Aveiro e Manuela Mendonça do Sindicato dos Professores do Norte.


Seminário “Os Poderes Locais e a EducaçãoApós a hora de almoço, com a contribuição do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, da deputada do PCP, Paula Santos e com o deputado do PS, Porfírio Silva debateu-se o papel dos municípios e a procura constante do bem comum educativo.


Seminário “Os Poderes Locais e a EducaçãoO último tema focou-se na questão “Onde fica a autonomia das escolas?” com a deputada do BE, Joana Mortágua, a Professora Leonor Lima Torres da Universidade do Minho e a Professora Maria Luísa Bandeirinha do Agrupamento António Granjo de Chaves.Por fim, a sessão de encerramento contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão.


Veja todos os momentos na galeria abaixo: