• Início
  • Notícias
  • SEMINÁRIOS TEMÁTICOS – Doutoramento em Educação: Inscrições abertas

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS – Doutoramento em Educação: Inscrições abertas

Seminário Temático 1.
A construção política da Educação: Estado, mudança social e políticas de educação
Professor António Teodoro

Resumo:

O objetivo central desta UC é o de fornecer uma narrativa crítica e reflexiva sobre a forma como as políticas de educação, durante os séculos XIX e XX, se entrelaçaram com a construção do Estado-nação, o desenvolvimento económico e a integração nos processos de globalização.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa. Provas de Agregação em Educação Comparada. Professor de Sociologia da Educação e Educação Comparada. Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona. Vice-Presidente do Comité de Investigação de Sociologia da Educação (RC04) da Associação Internacional de Sociologia (2006-2014). Co-fundador do Instituto Paulo Freire, de Portugal. Coordenador da Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas de Educação (RIAIPE). Fundador da Seção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Educação Comparada (SEC-SPCE).

Seminário Temático 2.
Juízo e ação moral em contexto escolar
Professores Ana Carita e Óscar C. Sousa

Resumo:

São objetivos centrais desta UC, por um lado, a abordagem da dinâmica da consistência moral, abordagem efetuada no confronto quer com as contribuições de alguns importantes teóricos do campo da moralidade, quer com investigações empíricas efetuadas em contextos escolares; por outro lado, a propósito do tema em causa, o desenvolvimento de competências de investigação em educação e a suscitação das questões éticas emergentes nos processos de investigação.

Ana Carita

Doutorada em Educação-Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa (2001). Professora Associada na Universidade Lusófona (ULHT), desde 2010, exerceu funções docentes no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) entre 1989 e 2010, colaborando aí nos domínios da Psicologia Educacional e da Psicologia Comunitária. Colaborou com outras instituições em formação contínua e pós-graduada, nomeadamente com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, a Universidade Luterana do Brasil (PA) e o Instituto Irene Lisboa.

Oscar C. Sousa

Licenciado em Psicologia Aplicada pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA, Lisboa, 1977) completou em 1986 o Advanced Studies in Psychology of Education promovido pelo ISPA em colaboração com a Universidade de Bristol. Fez o Mestrado em Psicologia Educacional no ISPA em 1992 e doutorou-se em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha, em 1996, título reconhecido pela Universidade do Minho, Portugal, em 1997.

Seminário Temático 3.
Estudos do cérebro e aprendizagem
Professor Jorge Oliveira

Resumo:

Esta UC aborda os principais aspetos na relação entre funcionamento cerebral e aprendizagem em meio escolar, nomeadamente; pela caracterização dos princípios do desenvolvimento neurológico, e descrição dos paralelismos entre desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento cerebral.

Jorge Oliveira tem Doutoramento em Neuropsicologia pela Universidade de Salamanca, sendo Professor Associado na Escola de Psicologia e Ciências da Vida (ULHT), onde exerce a sua atividade de docência desde 2004. Investigador Sénior e coordenador de grupo de I&D COPELABS – Associação para a I&D em Cognição e Computação Centrada nas Pessoas, unidade I&D reconhecida e financiada pela FCT. Ffoi também (entre 2013 e 2014) Investigador Principal do Centro de Estudos em Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem (CEPCA), unidade I&D da Escola de Psicologia e das Ciências da Vida, tendo sido financiada, neste período, ao abrigo dos projetos estratégicos FCT (PEst-OE/PSI/UI0700/2011 e PEst-OE/PSI/UI0700/2014).

Inscrições: Drª Anabela Pereira
E-mail: anabela.pereira@ulusofona.pt
Matrícula: Serviços Académicos da Universidade Lusófona
Horário: A divulgar em breve (Julho de 2018), em regime laboral