• Início
  • Notícias
  • Veja os momentos que marcaram o Congresso Língua e Cultura Portuguesas

Veja os momentos que marcaram o Congresso Língua e Cultura Portuguesas

Nos dias 18 e 19 de Novembro realizou-se na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) o Congresso Língua e Cultura Portuguesas: memória, inovação e diversidade, integrado nas actividades do IE & CeiED. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) concedeu apoio institucional a este Congresso tendo o Secretário Executivo da CPLP, embaixador Murade Murargy, participado na sessão de abertura, juntamente com o Diretor do CeiED e do Instituto de Educação (IE), António Teodoro, o Reitor da ULHT, Mário Moutinho, o Presidente do Conselho de Administração da COFAC, Manuel de Almeida Damásio, o Diretor da FCSEA, João de Almeida Santos e o Assessor da Reitoria e da Administração, Esmeraldo de Azevedo.

Congresso Língua e Cultura Portuguesas - Fotografia 1Congresso Língua e Cultura Portuguesas - Fotografia 2

O Congresso foi um ponto de encontro onde vários interesses se cruzaram. Pretendeu contribuir para o debate científico, a reflexão epistemológica e a investigação sobre a língua e a cultura portuguesas, quer no quadro das escolas do ensino básico e secundário, quer no âmbito das instituições de ensino superior e centros de investigação. O programa do Congresso apresentou uma oferta formativa bastante interessante.

Congresso Língua e Cultura Portuguesas - Fotografia 3Congresso Língua e Cultura Portuguesas - Fotografia 4

Incluiu uma variedade de diversos painéis com conferências, comunicações livres, exposição de posters científicos e momentos culturais: leitura coral de poesias, representação da peça À volta de Gil Vicente pelo grupo de Teatro AUÉÉÉU, representação de A Relíquia, de Eça de Queirós por alunos da Escola de Comércio, e uma visita guiada à Casa Museu Fernando Pessoa.

Congresso Língua e Cultura Portuguesas - Fotografia 5Congresso Língua e Cultura Portuguesas - Fotografia 6

No âmbito da CPLP, realizou-se uma Mesa Redonda, moderada pela Profª Ana Benavente, que contou com a participação de investigadores do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, de Cabo Verde e do Brasil. Com a Mesa Redonda Boas práticas do Ensino do Português deu-se voz a atores das escolas do ensino básico e secundário, que, em narrativas na primeira pessoa, traduziram as suas múltiplas vivências quotidianas e perspetivas do ensino-aprendizagem do Português. Foi uma oportunidade onde foi possível conciliar a investigação, o debate, a reflexão e o convívio cultural. Uma homenagem à Língua e Cultura Portuguesas.

Congresso Língua e Cultura Portuguesas - Fotografia 7Congresso Língua e Cultura Portuguesas - Fotografia 8


A Comissão Organizadora:
  • Maria Neves Gonçalves
  • Esmeralda Santo
  • José Brás
  • Dulce Franco
  • Rute Muchacho
  • Manuela Jacinto
  • Staff – estudantes do 1º ano de Língua Portuguesa da FCSEA dos cursos de Ciências da Educação- Educação Social, Estudos de Segurança e Ciência Política.