Webinars 25 de Abril de 74

No dia 30 de abril, decorreu uma Aula Aberta no âmbito das atividades do IE-ULHT e do CeiED. A sessão iniciou-se com o visionamento do filme, Capitães de Abril, de Maria de Medeiros, seguido de um debate com António Teodoro, moderado por Elsa Estrela. A sessão, que contou com o apoio técnico de Vítor Teodoro, teve a participação de estudantes da Licenciatura em Engenharia e em Ciências da Educacão-Educação Social e do Doutoramento em Educação bem como de docentes do Instituto de Educação (IE) e investigadores do CeiED. António Teodoro comentou o filme e falou de acontecimentos que vivenciou antes, durante e após a Revolução dos Cravos. Foi uma verdadeira lição de “História ao vivo”. Houve igualmente outros participantes da sessão que apresentaram o seu testemunho de factos que então vivenciaram. Criou-se um estimulante espaço de debate e de reflexão sobre o 25 de Abril, um período histórico que merece ser (re)visitado e relembrado. 

Comentários de alguns estudantes sobre esta Atividade:

“Na passada quinta feira, dia 30 de abril, comemorámos o 25 de Abril de uma forma diferente do habitual. Assistimos a uma sessão muito interessante porque tivemos a oportunidade de ouvir um testemunho do professor António Teodoro, que esteve na linha da frente desta Revolução. A sessão foi muito bem moderada pela professora Elsa Estrela e como nos encontramos numa situação de confinamento, esta atividade conseguiu trazer-nos uma sessão de «cinema em casa» e uma proximidade à realidade vivida na altura” (Inês Rodrigues, Milene Costa e Yara Lopes – Licenciatura em Ciências da Educação-Educação Social – 1º ano)

“No dia 30 de abril, tivemos uma excelente atividade sobre o 25 de abril onde foi possível ver o filme “Capitães de Abril” e, de seguida, ter o testemunho do professor António Teodoro e da forma como viveu e sentiu a Revolução dos Cravos. O debate que se seguiu foi muito estimulante para nós” (Catarina Domingos, Hugo Silva e Joana Paulino – Licenciatura em Ciências da Educação-Educação Social – 1º ano)

“O filme Capitães de Abril, de Maria de Medeiros, tem como temática a revolução do 25 de Abril de 1974, denominada Revolução dos Cravos. Era notório o contentamento da população ao festejar este momento tão importante na História de Portugal, que para o povo na altura simbolizava o fim de uma era de medos e silêncios. Na madrugada do 25 de Abril de 1974, o Rádio Clube Português emitiu a célebre canção de Zeca Afonso, Grândola Vila Morena. Neste filme, é retratado o fim do regime ditatorial instaurado por Salazar e o início da democracia. Maria de Medeiros fez um excelente trabalho na execução e realização deste filme pois, de forma sucinta e subtil, demonstrou os problemas sofridos pelo povo português durante o regime salazarista. A frase que mais nos marcou ao longo do filme foi «O povo unido jamais será vencido»” (Catarina Claudino, Marta Carvalho e Marta Ferreira – Licenciatura em Ciências da Educação- Educação Social –1º ano)

“O visionamento do filme Capitães de Abril, de Maria Medeiros, possibilitou-me ficar com uma visão diferente do que foi o 25 de abril e incentivou-me a pesquisar mais sobre este período histórico. Tive também a oportunidade de poder ouvir o testemunho do professor António Teodoro sobre a Revolução dos Cravos.” (Olga Oliveira – Licenciatura em Ciências da Educação- Educação Social – 3º ano)