Cursos
Mestrados
Apresentação
O 2º Ciclo em Ciência Cognitiva e Educação, da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração e da Escola de Psicologia e Ciências da Vida, apresenta-se como uma formação interdisciplinar estruturada na interação entre os conhecimentos advindos da Ciência Cognitiva e da Educação com foco nos mecanismos cognitivos que suportam a aprendizagem em contexto escolar.
O programa do Ciclo de Estudos visa atender ao desafiante contexto educativo atual, que exige dos professores, investigadores, gestores e decisores políticos novos conhecimentos e competências que permitam a evolução do sistema educativo e da sociedade, dentre elas, a capacidade de reflexão, investigação e ação a partir de pensamento complexo e a transposição das barreiras da disciplinaridade.
Apresentação
O Curso de Mestrado em Ciências da Educação é uma oportunidade de formação para todos aqueles que querem compreender os percursos educativos das pessoas e das comunidades e encontrar e construir respostas adequadas aos contextos atuais.
O seu objetivo principal consiste na formação para a pesquisa científica socialmente relevante, de docentes e investigadores, de formadores, de técnicos e especialistas em Políticas Públicas.
A nova estrutura do Curso de Mestrado em Educação oferece 4 áreas de especialização para além de uma formação generalista comum a todas elas: especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos; especialização em Formação de Adultos e Intervenção Comunitária; especialização em Supervisão Pedagógica; especialização em Educação Inclusiva.
No ano letivo 2021-2022 o Curso de Mestrado em Ciências da Educação oferece apenas a formação especializada em Políticas Públicas e Contextos Educativos.
Apresentação
O Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor confere o grau de Mestre, tem a duração de dois anos letivos (4 semestres), e atribui 120 ECTS. Integra a componente Formação Especializada (1º ano), numa área específica, de acordo com o Decreto-Lei 95/97, de 23 de abril, concedendo 12 créditos para progressão na carreira profissional.
O plano de estudos visa a aquisição de conhecimentos e de competências necessárias ao desempenho dos profissionais que atuam nesta área, bem como o desenvolvimento da investigação e da produção de conhecimentos na mesma.
Apresentação
O curso de mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário da Universidade Lusófona, com o conjunto de unidades curriculares que oferece, qualifica os estudantes para o exercício da “profissionalidade” docente, proporcionando e atualizando conhecimentos nas áreas científica, didática e sociocultural, contribuindo para uma reflexão fundamentada e crítica sobre teorias e práticas educativas no domínio das artes e cultura visual.
Apresentação
O Mestrado em Ensino de Informática visa formar professores de Informática para o Ensino Secundário (grupo de docência 550), nos termos do Perfil Geral do Professor definido pelo Decreto-Lei n.º 240/2001, de 30 de Agosto, assumindo uma visão prospetiva sobre a escola e estimulando o seu desenvolvimento profissional permanente nas suas múltiplas funções como docente.