Cursos
Mestrados
Apresentação
O 2º Ciclo em Ciência Cognitiva e Educação, da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração e da Escola de Psicologia e Ciências da Vida, apresenta-se como uma formação interdisciplinar estruturada na interação entre os conhecimentos advindos da Ciência Cognitiva e da Educação com foco nos mecanismos cognitivos que suportam a aprendizagem em contexto escolar.
O programa do Ciclo de Estudos visa atender ao desafiante contexto educativo atual, que exige dos professores, investigadores, gestores e decisores políticos novos conhecimentos e competências que permitam a evolução do sistema educativo e da sociedade, dentre elas, a capacidade de reflexão, investigação e ação a partir de pensamento complexo e a transposição das barreiras da disciplinaridade.
Apresentação
O Curso de Mestrado em Ciências da Educação é uma oportunidade de formação para todos aqueles que querem compreender os percursos educativos das pessoas e das comunidades e encontrar e construir respostas adequadas aos contextos atuais.
O seu objetivo principal consiste na formação para a pesquisa científica socialmente relevante, de docentes e investigadores, de formadores, de técnicos e especialistas em Políticas Públicas.
A nova estrutura do Curso de Mestrado em Educação oferece 4 áreas de especialização para além de uma formação generalista comum a todas elas: especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos; especialização em Formação de Adultos e Intervenção Comunitária; especialização em Supervisão Pedagógica; especialização em Educação Inclusiva.
No ano letivo 2021-2022 o Curso de Mestrado em Ciências da Educação oferece apenas a formação especializada em Políticas Públicas e Contextos Educativos.
Apresentação
A Educação Comparada e Internacional (ECI) é um campo das Ciências da Educação, que está presente nas melhores universidades, sendo uma área de estudo com maior tradição em países anglo-saxónicos. Esta nova oferta formativa da Universidade Lusófona vem ocupar um lugar vazio pela ausência de formação especializada no campo da ECI em Portugal e nos países de língua portuguesa e conta com um corpo docente fortemente motivado (e qualificado) nas problemáticas da ECI, que contribuirá para uma formação relevante de um novo perfil de profissionais da educação.
Assim sendo, este mestrado visa promover a compreensão dos fatores que contribuem para o desenvolvimento e trajetórias dos sistemas educacionais em diferentes partes do mundo, a nível aprofundado, e promove nos alunos as competências de pesquisa necessárias para entender, comparar e avaliar criticamente as políticas e práticas educativas que caracterizam os processos educativos.
Apresentação
O Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor confere o grau de Mestre, tem a duração de dois anos letivos (4 semestres), e atribui 120 ECTS. Integra a componente Formação Especializada (1º ano), numa área específica, de acordo com o Decreto-Lei 95/97, de 23 de abril, concedendo 12 créditos para progressão na carreira profissional.
O plano de estudos visa a aquisição de conhecimentos e de competências necessárias ao desempenho dos profissionais que atuam nesta área, bem como o desenvolvimento da investigação e da produção de conhecimentos na mesma.
Apresentação
O curso de mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário da Universidade Lusófona, com o conjunto de unidades curriculares que oferece, qualifica os estudantes para o exercício da “profissionalidade” docente, proporcionando e atualizando conhecimentos nas áreas científica, didática e sociocultural, contribuindo para uma reflexão fundamentada e crítica sobre teorias e práticas educativas no domínio das artes e cultura visual.
Apresentação
O Mestrado em Ensino de Informática visa formar professores de Informática para o Ensino Secundário (grupo de docência 550), nos termos do Perfil Geral do Professor definido pelo Decreto-Lei n.º 240/2001, de 30 de Agosto, assumindo uma visão prospetiva sobre a escola e estimulando o seu desenvolvimento profissional permanente nas suas múltiplas funções como docente.