Cursos
Pós-Graduação
Apresentação
Esta pós-graduação está centrada na formação de profissionais e docentes de educação especial para o apoio a crianças e alunos com Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão.
O curso concebe a Educação Inclusiva com um direito fundamental de todos os estudantes, que devem ser acolhidos e respeitados na sua diversidade, independentemente da sua condição.
Baseia-se em valores como a justiça social, o respeito pela diversidade e a colaboração, bem como em princípios como o bem-comum e a igualdade de oportunidades, orientadores de uma educação equitativa e inclusiva.
Tem um corpo docente altamente qualificado, com envergadura internacional.
Com 6 meses de duração, as aulas online e presenciais unem inovação pedagógica e tecnológica, e permitem conciliar estudos, profissão e vida pessoal.
Apresentação
O sucesso escolar da Matemática é uma condição sine qua non para lidar esta nova Era Tecnológica. Apresenta-se assim indispensável para os professores, estudantes e demais profissionais da educação compreender o processo de aprendizagem da Matemática e os diversos mecanismos cognitivos e de ensino que lhe são inerentes. Para além disso, procura-se que os formandos desenvolvam competências que lhes permitam sinalizar alunos com dificuldades, de modo a serem alvo de intervenção atempada. Tem como eixo a análise da aprendizagem e dos processos educativos a partir dos contributos da Psicologia Cognitiva, Educação Matemática e Artes Visuais, de modo a favorecer uma visão ampla e integradora do que significa aprender com sucesso a Matemática.
Apresentação
As sociedades contemporâneas agitam-se em face de situações e comportamentos de risco, que abrangem todos os segmentos socioeconómicos e culturais, incidindo também em diversas faixas etárias. Trata-se de fenómenos que têm revelado persistência (p. ex. os comportamentos aditivos, a violência, em várias modalidades, da familiar ao bullying, o insucesso e o abandono escolares), com níveis variados de severidade.
Cumulativamente, as condições de vida têm também determinado a emergência de outros problemas que requerem abordagens especializadas, como acontece com a prestação de cuidados a idosos, quer formal quer informal, com o apoio a estudantes com necessidades educativas especiais e com as novas dimensões da cidadania e dos direitos fundamentais.
Torna-se necessário, por conseguinte, prover a estes apelos sociais, mediante a formação de técnicos, assente não apenas em bases teóricas mas também com suporte prático, garantido pelas práticas desenvolvidas em sede de prestação de trabalho.
Várias são as entidades que recorrem, cada vez mais intensamente, aos serviços de técnicos especificamente formados para essa intervenção: autarquias locais, estabelecimentos penitenciários, instituições particulares de solidariedade social, centros de reabilitação de toxicodependentes, comissões de proteção de crianças e jovens, lares de idosos e centros de dia, escolas e sindicatos.
A preparação de profissionais habilitados com competências nestas áreas constitui o objetivo central desta pós graduação.