Skip to main content
universidade lusófona
Depoimentos

Licenciatura em Ciências da Educação - Educação Social

O curso de Educação Social é um curso do futuro. Este curso é fundamental para projetos de intervenção socio-pedagógica que promovem a qualidade da vida em sociedade.

Os educadores sociais atuam em várias áreas nomeadamente junto das crianças, jovens, idosos, grupos em risco, entre outros.

Estou no 1º ano do curso e estou radiante com esta experiência. A Universidade em si é acolhedora e os professores são atenciosos e ajudam-nos para termos os requisitos e competências necessários e sermos bons educadores sociais.

A Licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social (LCE-ES) é um curso de banda larga que nos possibilita frequentar Pós-Graduações e Mestrados no âmbito da educação.

O curso tem várias saídas profissionais e integra um estágio curricular em contextos socioeducativos: jardins-de-infância, centros de dia, ATL, administração regional, autárquica e central, escolas, estabelecimentos prisionais e centros e gabinetes de formação e de reinserção social.

O Curso de Ciências da Educação – Educação Social na ULHT é um curso que está em crescimento e que muitas pessoas ainda desconhecem  o seu relevante papel na sociedade e as suas saídas profissionais. O educador social pretende intervir nas várias instituições da sociedade, com as várias classes sociais e com as várias faixas etárias desde crianças a idosos tentando proporcionar o bem-estar individual e social. Para isto o educador social procura ajudar a solucionar os problemas que são recorrentes na sociedade e procura ajudar os cidadãos à sua integração social e a melhorar a qualidade de vida de todos.

Estando ainda no primeiro ano do curso posso confirmar o apoio fornecido pelos docentes para com os alunos da ULHT. Os professores acompanham-nos ao longo do nosso percurso académico dando-nos apoio e suporte para que sejamos no presente e no futuro o mais bem-sucedidos possível.

O Curso de Ciências da Educação - Educação Social na ULHT é um curso que está em crescimento e que muitas pessoas ainda desconhecem  o seu relevante papel na sociedade eFrequento o 1º ano da Licenciatura em Ciências da Educação- Educação Social na Universidade Lusófona. É um curso muito actual que está ainda em crescimento e a ULHT é uma das universidades que acolhe este curso que tem um grande impacto positivo na sociedade.

Um educador social, para além de ter a possibilidade de trabalhar com todos os sectores, nomeadamente, crianças, jovens, adultos e idosos, está permanentemente em contato com os indivíduos e a sociedade. O papel de um educador social tem como objectivo contribuir para um bem-estar tanto do individuo como da sociedade, e pretende intervir da melhor forma com o intuito de orientar o desenvolvimento pessoal e social das pessoas.

Neste sentido, os alunos que frequentam este curso na ULHT contam com um grande esforço e dedicação por parte dos professores da área e com diversas disciplinas importantes e educativas.

A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, é das universidades do país em que a Licenciatura de Ciências da Educação – Educação Social (LCE-ES) pode ser uma opção. Em Portugal, este curso ainda está em crescimento… Urge reconhecer o importante papel de um Educador Social ou de um Técnico Superior de Educação na sociedade.

Eu frequento o 1° ano desta mesma licenciatura e a minha experiência tem sido espetacular, os professores estão sempre muito presentes ao longo do nosso percurso, disponibilizando todos os materiais necessários para que no futuro consigamos ser bem sucedidos nesta área. Sendo este um curso, que tem vindo a crescer, sinto que algumas pessoas ainda não conseguem reconhecer o papel de um Educador Social.

O Educador Social procura utilizar estratégias de intervenção educativas, desempenhando, assim, funções de reintegração, de orientação, de animação, de mediação, entre outras. Posso dizer também que é uma profissão bastante abrangente pois lida não só com as diferentes faixas etárias (Crianças, Jovens, Adultos e Idosos) como também engloba as pessoas com deficiência, grupos de risco ou até mesmo reclusos.

Educación social es aquella educación que no entiende de barreras ni fronteras, que no entiende de idiomas o de sociedades, ya que cualquier muestra de educación social en el mundo busca una igualdad, un respeto, una hermandad y una paz para todos, sin distinciones o desigualdades. Educar en sociedad es educar en valores, promover la integración a los grupos más desfavorecidos y mirar por un bienestar social.

Por todo lo anterior, creemos que es importante que exista esta diplomatura y que es una suerte que contemos con ella en la Universidad Lusófona de Lisboa o en mi Universidad Española de La Coruña (Galicia). Para todos esos futuros estudiantes que no se decidan con carreras universitarias como estas, les animo, de corazón, porque no hay carrera más vocacional que te pueda llenar y con la que más sientas que puedes ayudar a los demás que ésta.

O Educador Social procura utilizar estratégias de intervenção educativas, desempenhando, assim, funções de reintegração, de orientação, de animação, de mediação, entre outras. Posso dizer também que é uma profissão bastante abrangente pois lida não só com as diferentes faixas etárias (Crianças, Jovens, Adultos e Idosos) como também engloba as pessoas com deficiência, grupos de risco ou até mesmo reclusos.

Aluna de ERASMUS