Depoimentos
Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Fui aluna do MEAV e na altura procurava obter a profissionalização para a docência. Deparei-me com alguns professores realmente dedicados que levo comigo como exemplo, que me mostraram as diferentes facetas do ensino artístico e me fizeram acreditar na importância desta área e no potencial que ela tem. Saí muito mais preparada, levando-me por caminhos que à partida não esperava encontrar!
Depois de alguns anos a lecionar chegou o momento de fazer a profissionalização. Ingressei, por isso, no mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade Lusófona. Foram, sem dúvida, dois anos de muito trabalho, mas também muito gratificantes e enriquecedores.
O que mais me fascinou neste mestrado foi a sua vertente prática e a grande partilha de experiências e conhecimentos que houve, quer com professores como com os próprios colegas. Neste momento, após a conclusão do mestrado, sinto-me muito mais preparada para enfrentar os desafios, dificuldades e exigências que me são solicitadas diariamente como professora. A forma como o mestrado está estruturado e organizado permite aprofundar conhecimentos não só na área do ensino das artes como também no ensino em geral.
Claro que no percurso que fiz, ao longo dos dois anos, a juntar ao plano curricular, não posso deixar de salientar a importância do corpo docente experiente e flexível, a sua constante disponibilidade e dedicação, o facto de sempre me terem apoiado, inspirado e incentivado a dar o meu melhor e a estar sempre motivada e empenhada, bem com o espírito de entreajuda existente entre os colegas. A dar esta etapa por terminada com sucesso, posso afirmar que enriqueci e aperfeiçoei as competências alcançadas ao longo da experiência profissional já adquirida quando decidi ingressar na Universidade Lusófona.
Recomendo este mestrado a quem pretenda expandir e aprofundar conhecimentos na área do ensino das artes.
O mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário da Universidade Lusófona foi um excelente ponto de partida para uma carreira de professor de artes. Tive uma experiência muito gratificante e muito se deve ao corpo docente, constituído por professores dedicados, experientes e capazes de motivar a curiosidade dos mestrandos e a paixão pela investigação. É um mestrado que exige uma grande capacidade de trabalho e de investigação.
O curso é constituído por um estágio prático supervisionado que acaba por ser o pormenor mais aliciante do mestrado por duas razões. Primeiro, porque nos dá a possibilidade ter um contacto inicial com o universo escolar e todas as suas realidades. Assim, podemos observar uma aula no seu dia a dia e aprender com um colega mais experiente. Segundo, porque nos permite fazermos as nossas próprias experiências e tirar as nossas conclusões num trabalho de investigação-ação largamente utilizada enquanto estratégia reflexiva de formação de professores, uma vez que ela permite aliar a teoria à prática, fomentando a recolha e a análise de informações.
Ao terminar o mestrado sentimos que realmente aprendemos e nos desenvolvemos como educadores e como investigadores. Saímos do mestrado com um vasto leque de conhecimentos em pedagogia, didática, desenvolvimento artístico e outros elementos que nos permitirão tornar-nos em bons profissionais ou investigadores. Dessa forma, novas ideias e pistas para futuras pesquisas acabam sempre por surgir ao longo deste mestrado, sobretudo graças aos conselhos e ensinamentos dos professores.
O Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3° ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na Escola de Comunicação, Arquitectura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona constitui uma experiência e aprendizagem extremamente enriquecedoras, permitindo um crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional e uma formação de referência na promoção de uma atitude voltada para a ética, a responsabilidade social, a cidadania consciente crítica e proactiva. Neste sentido, o programa do curso foi, a vários níveis, muito exigente, desafiante e actualizado, desenvolvendo uma cultura de ARTE/EDUCAÇÃO ajustada às vicissitudes contemporâneas, fornecendo e incutindo competências sistemáticas de investigação/pesquisa na construção de novos conhecimentos, tanto do ponto de vista teórico epistemológico como do ponto de vista metodológico, possibilitando a expansão e redefinição dos conhecimentos na prática profissional. A metodologia utilizada suscitou a envolvência e a participação de todos. De realçar também como muito positivo o espírito de cooperação na relação com os colegas e professores, criando-se ligações pessoais fortes, algumas das quais que ainda hoje me acompanham.
Por fim, não podia deixar de agradecer à Professora Doutora Maria Constança Vasconcelos, pela qual tenho uma profunda admiração, uma vez que, como minha orientadora da dissertação de mestrado, me acompanhou em todas as fases da sua elaboração, prestando todo o seu apoio, disponibilidade, interesse, entusiasmo, incentivo, preocupação, e partilha de conhecimentos.
Concluindo, os docentes da Universidade prestaram um excelente trabalho que resultou num excelente curso. Parabéns e muito obrigada. Carla Metello Marques