Defesas Públicas
Defesa de Mestrado em Educação de Luiciane Rézio de Souza Oliveira
16 de março de 2022
Decorreu no dia 16 de março de 2022 a defesa de Mestrado em Educação de Luiciane Rézio de Souza Oliveira. A aluna foi aprovada.
O título da dissertação foi “História e Desafios da Formação do Educador de Infância. Estudo Comparativo entre Brasil e Portugal”.
A sessão teve o seguinte júri:
Presidente
Prof. Doutor Óscar C. de Sousa
Arguente
Doutora Maria Neves Gonçalves
Orientador
Prof. Doutor José Viegas Brás
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo, comparar a formação docente do educador infantil no Brasil e em Portugal a fim de demonstrar diferentes aspectos formativos e culturais em ambos países. A análise comparativa visa relatar aspectos da formação inicial e realizar um panorama histórico entre a educação infantil brasileira e lusitana ao longo dos tempos, através de aspectos da legislação que as conduz e os estudiosos que a consolidaram. Foi utilizada a análise de artigos científicos e da legislação vigente para a educação de infância entre as duas nações: Brasil e Portugal, a fim de traçar uma reflexão e análise do papel do professor na educação de infância. Foi adotado o método qualitativo com a utilização da técnica de análise documental de modo a estabelecer o contexto e a correlação com o estudo por ser o que mais se coaduna com a problemática em questão. Os descritores mais utilizados foram: “educação de infância”, “formação docente” e “história da infância”. As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados: SCIELO, EbscoHost, Education Full Text (Wilson Web), Portal da CAPES e Google Scholar. As fontes utilizadas foram: (1) a Legislação sobre Formação docente e Educação de Infância utilizada em Portugal; (2) a Legislação sobre Formação docente e Educação Infantil utilizada no Brasil; (3) documentos e/ou pareceres legais e (4) artigos científicos encontrados na base de dados. Desse modo a pesquisa vem apresentar as diferenças entre a formação profissional do educador de infâncias no Brasil e em Portugal e como estas vem possibilitar o desenvolvimento das habilidades e competências específicas para que se possa atender a diversidade do currículo pedagógico e o desenvolvimento integral da criança. Palavras-chave: educação de infância, formação de professores, Brasil, Portugal.