Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Abertas as candidaturas para o Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação | Ano letivo 2018-2019

O mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação tem como destinatários profissionais do sector da educação que procurem especializar-se e desempenhar funções nas áreas científicas da administração, avaliação institucional, supervisão, inspeção, organização e gestão de serviços e instituições, entre outras.

Possui um corpo docente altamente qualificado e um plano de estudos que acompanha e pretende responder às principais necessidades de formação dos gestores escolares e das organizações educativas.

Acreditado pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior (A3ES)

Reconhecido como Formação Especializada de Professores pelo CCFC

O Mestrado de Administração Educacional e Regulação da Educação visa:

  • Promover o estudo aprofundado, a pesquisa e a produção de conhecimento sobre as questões ligadas à administração educativa, com especial incidência na organização e gestão de serviços e escolas e respectivos mecanismos de regulação.
  • Contribuir para o desenvolvimento de uma nova geração de gestores da educação e agentes da administração, possuidores de competências transversais que lhes permitam analisar e compreender diferentes estratégias de planeamento, implantação, acompanhamento e inspeção da administração e gestão educativas, nomeadamente nas vertentes pedagógicas, do desenvolvimento de recursos humanos, da carta, da rede escolar e dos recursos financeiros.

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se à frequência deste Curso de Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal com formação anterior na área de Ciências da Educação;
  • Titulares do grau de licenciado noutra área mas com experiência profissional em educação/formação;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo com experiência profissional na área da educação/ formação;
  • Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para realização do mestrado.

Direção científica

Prof. Doutor António Teodoro  – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa. Provas de Agregação em Educação Comparada. Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). Vice-Presidente do Comité de Investigação de Sociologia da Educação (RC04) da Associação Internacional de Sociologia (2006-2014). Co-fundador do Instituto Paulo Freire, de Portugal. Coordenador da Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas de Educação (RIAIPE). Fundador da Seção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Educação Comparada (SEC-SPCE).Foi membro fundador do movimento sindical docente, Presidente da Direção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (1979-1989) e  Secretário-Geral da Federação Nacional dos Professores, FENPROF (1983-1994). Inspetor-Chefe do Ensino Primário (1974-1975), membro do Conselho Nacional de Educação (1988-1994). Diretor da Revista Lusófona de Educação e membro do Conselho Editorial de dezenas de revistas em Portugal, Brasil, EUA e França. É autor de uma vasta obra científica e de intervenção no campo da educação, publicada em português, inglês, espanhol e francês.