Notícias
Cerimónia de atribuição do título Doutor Honoris Causa ao Professor António Nóvoa e Carlos Alberto Torres
25 outubro 2016
No passado dia 25 de outubro de 2016, teve lugar na ULHT a cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa ao Professor António da Nóvoa e ao Professor Carlos Alberto Torres, “dois dos mais ilustres professores universitários dedicados à produção de ideias” nas palavras do Doutor Manuel de Almeida Damásio, presidente do grupo COFAC.
A cerimónia contou com a presença do Presidente Ramalho Eanes, acompanhado da sua esposa, do filósofo Eduardo Lourenço, do Reitor da Universidade de Lisboa, António da Cruz Serra, entre outras personalidades de distinção no nosso país.
A cerimónia teve início com um cortejo académico. A intervenção do Professor Doutor Manuel Damásio, Presidente da COFAC, foi a primeira da cerimónia. Referindo-se aos homenageados, o Prof. Doutor Manuel Damásio afirmou “atrevo-me, por isso, a dizer que estamos perante dois grandes vultos, da mais alta dimensão científica e universitária, mas também de eficaz intervenção cívica, em prol do desenvolvimento social e comunitário” O seu discurso terminou com a leitura do poema “Antemanhã” de Fernando Pessoa para, assim, transmitir a ideia de que a academia tem a missão de contribuir para um melhor futuro.
Seguiu-se a intervenção do Prof. Doutor Mário Moutinho, Reitor da ULHT, referindo-se aos homenageados como “exemplos a seguir” e cujos “caminhos de vida que a todos devem inspirar” no sentido de alcançar “uma sociedade mais justa e moderna“. Após estes discursos, a cerimónia foi agraciada por um momento musical do cantor Carlos Alberto Moniz que melodiou o poema “Infante” de Fernando Pessoa.
De seguida, os padrinhos académicos elogiaram os novos Doutores. A Professora Doutora Rita Hofstetter, Professora na Université de Genève e Diretora do Instituto Jean-Jacques Rosseau, foi responsável pelo elogio do Prof. Doutor António Nóvoa, uma vez que o elogiado concluiu o seu doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de origem da Professora Rita.
A abordagem do curriculum do homenageado pela madrinha académica foi muito interessante, uma vez que decidiu dividir a vida profissional do Prof. Doutor António Nóvoa em três partes, a primeira intitulada “um visionário historiador”, a segunda “um mestre do diálogo entre áreas culturais e disciplinares” e por fim “um líder criativo e unificador”.
Após a atribuição solene do título de Doutor Honoris Causa pelo Reitor aos homenageados, foi o momento dos novos Doutores discursarem. O Prof. Doutor António Nóvoa foi o primeiro a responder ao elogio, começando por afirmar o quão difícil é “agradecer uma distinção” e que o que sentia naquele momento era, sobretudo, “responsabilidade”.
Seguiu-se o discurso do Prof. Doutor Carlos Alberto Torres, que partilhou a “felicidade”, o “prazer” e a “humildade” que sentia naquele momento ao receber o título de Doutor Honoris Causa pela ULHT.
Pode visualizar toda a cerimónia, através do seguinte vídeo: