Apresentação

Mensagem de Boas Vindas

O Instituto de Educação (IE) é uma unidade orgânica de ensino e investigação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, localizada na Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração. O IE adopta o entendimento de que a Educação e a Formação constituem domínios científicos e profissionais decisivos para o desenvolvimento pessoal, social e cultural. Assumindo e valorizando a transdisciplinaridade, os cursos e atividades do IE visam gerar, difundir e aplicar conhecimento sobre os contextos e processos que configuram a Educação e a Formação como campos de práticas e de investigação, com um contributo inquestionável na promoção da cidadania democrática.

O IE desenvolve a sua atividade nas áreas de Ensino e Formação, de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e de Interação com a Sociedade. As atividades de ensino abrangem cursos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento. Toda a oferta educativa conferente de grau académico encontra-se acreditada pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior (A3ES). A formação engloba diversos cursos de especialização e pós-graduação, em áreas específicas. O IE recebe estudantes de universidades estrangeiras e professores em estágios de pós-doutoramento nas áreas de Educação e Museologia.

A I&D tem como centro os estudos sobre a aprendizagem, a formação, a inclusão socioeducativa, as identidades, as políticas públicas, o trabalho, a memória, a cultura e o território. Essas atividades realizam-se no seio do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), uma Unidade de I&D constituída no seio do sistema científico nacional e com parcerias nacionais e internacionais com outros centros de pesquisa. A Interação com a Sociedade desenvolve-se por meio da organização de formação contínua, da realização de estudos e de atividades de apoio e consultoria a instituições da sociedade, em particular a escolas, museus e centros de formação.

A missão do IE projeta-se muito para além do contexto nacional português. Possuindo uma vasta rede de parcerias, em particular no Brasil, nos países africanos de língua portuguesa e na região da Ibero América, os cursos e atividades do IE (e do CeiED) representam um enorme contributo para a formação e o desenvolvimento da Educação nos países (e dos povos) dessas regiões.

Lisboa, 11 de junho de 2018

António Teodoro
Diretor