Apresentação

Mensagem de Boas Vindas

Anexo:

O Instituto de Educação é, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, a unidade orgânica onde se realiza ensino, investigação e interação com a sociedade nos campos da Educação, da Formação e da Museologia. Desde 2016, encontra-se inserido na Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração.

O Instituto de Educação desenvolve formação avançada em todos os ciclos universitários. No primeiro ciclo, tem em funcionamento a Licenciatura em Ciências da Educação-Educação Social. No segundo ciclo, a oferta é mais vasta, tendo acreditados os seguintes cursos:

  • Mestrado em Ciências da Educação, com as seguintes quatro áreas de especialização: Políticas Públicas e Contextos Educativos; Formação de Adultos e Intervenção Comunitária; Supervisão Pedagógica; e Educação Inclusiva;
  • Mestrado em Ciências da Educação-Educação Especial, domínio cognitivo e motor, estando o seu curso também acreditado como formação especializada de professores;
  • Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação, estando igualmente o seu curso acreditado como formação especializada de professores;
  • Mestrado em Museologia

No terceiro ciclo, o Instituto de Educação possui dois cursos:

  • Doutoramento em Educação, com diferentes ênfases e áreas de especialização;
  • Doutoramento em Museologia, com uma forte ênfase nos campos da Sociomuseologia.

Para além dos cursos que atribuem um grau académico, o Instituto desenvolve uma vasta oferta nos campos da formação pós-graduada e contínua de professores, educadores e técnicos de educação.

O Instituto de Educação desenvolve ainda atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D), tendo um centro reconhecido e avaliado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). Este centro possui um Observatório de Políticas de Educação e Formação (conjuntamente com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e dois laboratórios: o Laboratório Experimental de Museologia e Educação (LEME) e o Laboratório Experimental de Educação, Comunicação e Espaço Público (LE3P). O CeiED participa em múltiplos projetos de investigação científica, nacionais e internacionais, onde os estudantes dos vários ciclos universitários se iniciam no trabalho de pesquisa.

Inserindo-se numa universidade que tem na Lusofonia a sua razão de existência, os cursos do Instituto de Educação são frequentados por estudantes de Portugal, do Brasil, de Angola, de Cabo Verde, de Timor-Leste, de Moçambique, da Guiné-Bissau, de S. Tomé e Príncipe, mas também da América Latina (Cuba) e de diversos países europeus, abrangidos pelo programa Erasmus.

A Educação e a Cultura constituem poderosos meios de desenvolvimento humano, de promoção da paz e de justiça social.

Bem vindos ao Instituto da Educação da Universidade Lusófona.

Lisboa, Fevereiro de 2017

António Teodoro
Diretor