Mestrado em Ciências da Educação
Apresentação
O Curso de Mestrado em Ciências da Educação é uma oportunidade de formação para todos aqueles que querem compreender os percursos educativos das pessoas e das comunidades e encontrar e construir respostas adequadas aos contextos atuais.
O seu objetivo principal consiste na formação para a pesquisa científica socialmente relevante, de docentes e investigadores, de formadores, de técnicos e especialistas em Políticas Públicas.
A nova estrutura do Curso de Mestrado em Educação oferece 4 áreas de especialização para além de uma formação generalista comum a todas elas: especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos; especialização em Formação de Adultos e Intervenção Comunitária; especialização em Supervisão Pedagógica; especialização em Educação Inclusiva.
No ano letivo 2021-2022 o Curso de Mestrado em Ciências da Educação oferece apenas a formação especializada em Políticas Públicas e Contextos Educativos.
Razões para frequentar este curso
- O Mestrado de Ciências da Educação permite-lhe aprofundar a diversidade de olhares sobre a educação.
- Permite-lhe compreender o percurso educativo do homem no seu dever histórico e entender os contextos educativos e as políticas públicas de educação.
- Com o Mestrado de Ciências da Educação aprende a orientar os diversos atores educativo assim como a lutar conta a exclusão educativa e social.
Grau | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
- Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
- Titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
- Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Coordenação científica
Secretariado
Plano de Estudos
1.º Ano/ Tronco Comum | Semestre | ECTS |
---|---|---|
Epistemologia das Ciências da Educação | 1º Semestre | 5 |
História da Educação | 1º Semestre | 5 |
Metodologias de Investigação – Projeto de Investigação | 1º Semestre | 10 |
Psicologia da Educação | 1º Semestre | 5 |
Sociologia da Educação | 1º Semestre | 5 |
1.º Ano/ Especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos | Semestre | ECTS |
Análise de Políticas Públicas | 2º Semestre | 5 |
Educação Comparada. Metodologias e Problemáticas | 2º Semestre | 5 |
Educação e Desenvolvimento Humano | 2º Semestre | 5 |
Inclusão Social e Educativa | 2º Semestre | 5 |
Observação de Contextos Educativos e Diferenciação Pedagógica | 2º Semestre | 5 |
Teorias da Mudança Social e a Mudança Educativa | 2º Semestre | 5 |
1.º Ano/ Especialização em Formação de Adultos e Intervenção Comunitária | Semestre | ECTS |
Animação Sociocultural e Desenvolvimento Local | 2º Semestre | 5 |
Aprendizagem ao Longo da Vida e Reconhecimento e Validação de Competências | 2º Semestre | 5 |
Educação e Formação de Adultos: Planeamento e Organização de Projetos de Formação de Adultos | 2º Semestre | 5 |
Escola, Família e Comunidade: Dinâmicas de Interação e Estratégias de Cooperação | 2º Semestre | 5 |
Globalização, Etnias e Identidade na Educação para a Cidadania | 2º Semestre | 5 |
Teorias de Educação e Formação de Adultos | 2º Semestre | 5 |
1.º Ano/ Especialização em Supervisão Pedagógica | Semestre | ECTS |
Análise de Políticas Públicas | 2º Semestre | 5 |
Ética e Deontologia Profissional | 2º Semestre | 5 |
Lideranças Pedagógicas, Currículo e Avaliação | 2º Semestre | 5 |
Modelos de Formação de Professores | 2º Semestre | 5 |
Observação de Contextos Educativos e Diferenciação Pedagógica | 2º Semestre | 5 |
Técnicas de Supervisão Pedagógica | 2º Semestre | 5 |
1.º Ano/ Especialização em Educação Inclusiva | Semestre | ECTS |
Desenvolvimento Pessoal e Social e Cidadania | 2º Semestre | 5 |
Diversidade, Equidade e Inclusão Socioeducativa | 2º Semestre | 5 |
Educação Inclusiva: Conceptualização, Políticas e Práticas | 2º Semestre | 5 |
Educação Inclusiva: Gestão Curricular Contextualizada | 2º Semestre | 5 |
Educação Inclusiva: Metodologias de Intervenção na Sala de Aula | 2º Semestre | 5 |
Inclusão Digital | 2º Semestre | 5 |
2.º Ano/ Tronco comum | Semestre | ECTS |
Dissertação Científica | Anual | 50 |
Seminário de Investigação | Anual | 10 |