Mestrado em Ciências da Educação

Apresentação

O Curso de Mestrado em Ciências da Educação é uma oportunidade de formação para todos aqueles que querem compreender os percursos educativos das pessoas e das comunidades e encontrar e construir respostas adequadas aos contextos atuais.

O seu objetivo principal consiste na formação para a pesquisa científica socialmente relevante, de docentes e investigadores, de formadores, de técnicos e especialistas nas áreas do planeamento, administração, de educação de adultos, de supervisão pedagógica e de educação inclusiva.

A nova estrutura do Curso de Mestrado em Educação oferece 4 áreas de especialização para além de uma formação generalista comum a todas elas: especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos; especialização em Formação de Adultos e Intervenção Comunitária; especialização em Supervisão Pedagógica; especialização em Educação Inclusiva.

O Curso de Mestrado em Ciências da Educação oferece uma formação especializada em duas áreas:

  • Políticas Públicas e Contextos Educativos;
  • Formação de Adultos e Intervenção Comunitária;

Razões para frequentar este curso

  • O Mestrado de Ciências da Educação permite-lhe aprofundar a diversidade de olhares sobre a educação.
  • Permite-lhe compreender o percurso educativo do homem no seu dever histórico e entender os contextos educativos e as políticas públicas de educação.
  • Com o Mestrado de Ciências da Educação aprende a orientar os diversos atores educativo assim como a lutar conta a exclusão educativa e social.

Grau | Duração | ECTS

Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

  • Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
  • Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Coordenação científica

Prof.º Doutor óscar Sousa

Plano de Estudos

Despacho n.º 15847/2009, de 10 de julho, alterado pelo Despacho n.º 7111/2013, de 31 de maio
1.º Ano/ Tronco Comum Semestre ECTS
Epistemologia das Ciências da Educação 1º Semestre 5
História da Educação 1º Semestre 5
Metodologias de Investigação – Projeto de Investigação 1º Semestre 10
Psicologia da Educação 1º Semestre 5
Sociologia da Educação 1º Semestre 5
1.º Ano/ Especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos Semestre ECTS
Análise de Políticas Públicas 2º Semestre 5
Educação Comparada. Metodologias e Problemáticas 2º Semestre 5
Educação e Desenvolvimento Humano 2º Semestre 5
Inclusão Social e Educativa 2º Semestre 5
Observação de Contextos Educativos e Diferenciação Pedagógica 2º Semestre 5
Teorias da Mudança Social e a Mudança Educativa 2º Semestre 5
1.º Ano/ Especialização em Formação de Adultos e Intervenção Comunitária Semestre ECTS
Animação Sociocultural e Desenvolvimento Local 2º Semestre 5
Aprendizagem ao Longo da Vida e Reconhecimento e Validação de Competências 2º Semestre 5
Educação e Formação de Adultos: Planeamento e Organização de Projetos de Formação de Adultos 2º Semestre 5
Escola, Família e Comunidade: Dinâmicas de Interação e Estratégias de Cooperação 2º Semestre 5
Globalização, Etnias e Identidade na Educação para a Cidadania 2º Semestre 5
Teorias de Educação e Formação de Adultos 2º Semestre 5
1.º Ano/ Especialização em Supervisão Pedagógica Semestre ECTS
Análise de Políticas Públicas 2º Semestre 5
Ética e Deontologia Profissional 2º Semestre 5
Lideranças Pedagógicas, Currículo e Avaliação 2º Semestre 5
Modelos de Formação de Professores 2º Semestre 5
Observação de Contextos Educativos e Diferenciação Pedagógica 2º Semestre 5
Técnicas de Supervisão Pedagógica 2º Semestre 5
1.º Ano/ Especialização em Educação Inclusiva Semestre ECTS
Desenvolvimento Pessoal e Social e Cidadania 2º Semestre 5
Diversidade, Equidade e Inclusão Socioeducativa 2º Semestre 5
Educação Inclusiva: Conceptualização, Políticas e Práticas 2º Semestre 5
Educação Inclusiva: Gestão Curricular Contextualizada 2º Semestre 5
Educação Inclusiva: Metodologias de Intervenção na Sala de Aula 2º Semestre 5
Inclusão Digital 2º Semestre 5
2.º Ano/ Tronco comum Semestre ECTS
Dissertação Científica Anual 50
Seminário de Investigação Anual 10

Candidatura online

Saiba mais