• Início
  • Notícias
  • ABERTURA DO ANO LETIVO 2017 – Licenciatura de Ciências da Educação – Educação Social – ULHT

ABERTURA DO ANO LETIVO 2017 – Licenciatura de Ciências da Educação – Educação Social – ULHT

No dia 26 de Setembro, as turmas da Licenciatura de Ciências da Educação – Educação Social da Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias assistiram a uma Aula Aberta proferida pelo director do Instituto de Educação, Professor António Teodoro, com o título “Pode a escola ser justa?”. Para além dos estudantes de graduação, estavam presentes também diversos docentes do Instituto de Educação e estudantes de Pós-Graduação.

Na Conferência, o professor António Teodoro abordou questões desafiantes sobre a escola de hoje: (i) a escola só é útil se for um instrumento de justiça social; (ii) a escola não é justa por natureza (a escola não deve ser um instrumento de reprodução social); (iii) a igualdade da condição humana e respetivas implicações na interacção com os outros; e (iv) a aprendizagem deve partir da curiosidade intelectual.

A Aula Aberta, que foi um espaço de reflexão, de discussão e de debate sobre a escola, permitiu-nos repensar que as escolas, como as instituições sociais, podem ser justas mas exigem sempre a nossa intervenção; elas não são justas por si, mas são justas quando formos capazes de desenvolver políticas e práticas.

OBRIGADO, professor, por esta magnífica Conferência!

2ºano da licenciatura de Ciências da Educação – Educação Social: Aianura, Ana Soeiro, Ana Machado, Arlisia, Carla Lopes, Carolina Dâmaso, Cintia Duarte, Mariana Neves, Marta Martins, Sandra Fernandes