• Início
  • Notícias
  • Aprovada a atribuição do título de Doutor Honoris Causa aos Professores António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa e Carlos Alberto Torres
António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa e Carlos Alberto Torres

Aprovada a atribuição do título de Doutor Honoris Causa aos Professores António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa e Carlos Alberto Torres

25 de outubro de 2016 | 17h00.

A Universidade Lusófona atribui o título de Doutor Honoris Causa a personalidades com um curriculum científico, artístico ou cultural de elevada projeção internacional, que hajam prestado altos serviços à Universidade, ao País ou à Humanidade, e se distinguiram em prol do bem comum.

Tendo em conta esses princípios, o Conselho Universitário da Universidade Lusófona, aprovou a atribuição do título de Doutor Honoris Causa a duas personalidades que têm marcado, na contemporaneidade, o pensamento das Ciências da Educação em Portugal e no mundo: o Professor António Nóvoa, professor catedrático e Reitor honorário da Universidade de Lisboa (UL) e em 2015, candidato independente às eleições para a Presidência da República, e o Professor Carlos Alberto Torres, distinguished professor na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), professor convidado na Universidade Lusófona, onde integra a Comissão de Aconselhamento Científico do CeiED e presidente do World Council of Comparative Education Societies.

Pelo inegável e marcante curriculum vitae de ambas as personalidades, pelo contributo que deram (e dão) ao conhecimento no campo das Ciências da Educação, pelo respeito que sempre manifestaram pelo trabalho desenvolvido na Universidade Lusófona, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias sente-se honrada em atribuir, no dia 25 de outubro pelas 17h, o título de Doutor Honoris Causa aos Professores António Nóvoa e Carlos Alberto Torres.

Professora Rita Hofstetter
O Professor António Nóvoa terá como “madrinha” nesta cerimónia a Professora Rita Hofstetter. Rita Hofstetter é Professora na Université de Genève. Co-responsável pela Equipa de investigação em História Social da Educação e Diretora do Instituto de Arquivos Jean-Jacques Rosseau.

 
 


Professor António Teodoro
No caso do Professor Carlos Alberto Torres, o Professor António Teodoro será o seu “padrinho” durante a cerimónia. António Teodoro é Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa e Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).