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O jogo: estratégia de intervenção socioeducativa em grupos de vulnerabilidade social

Na semana de 18 a 21 de Fevereiro de 2019, a doutoranda em Educação, Claudilene Perim, apresentou, aos alunos da Licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social, a sua experiência no desenvolvimento e utilização de um jogo para trabalhar a educação para a saúde com adolescentes que moravam numa área de grande risco social na cidade do Rio de Janeiro/Brasil. A criação do jogo partiu da necessidade de orientar os jovens a respeito dos seguintes temas: drogas, doenças sexualmente transmissíveis/SIDA, nutrição, atividade física, cidadania, entre outros. Essa experiência obteve resultados positivos, sendo muito bem recebida pelos jovens e, posteriormente, o jogo “Saúde do Adolescente” tornou-se um recurso de intervenção socioeducativa em escolas e em comunidades carentes atendidas pelas Clínicas da Família na cidade do Rio de Janeiro.

O objetivo inicial destas apresentações é motivar os estudantes da Licenciatura Ciências da Educação – Educação Social para pensarem os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso e fazer essa conexão com os estágios e a prática profissional. A construção do jogo poderá ser utilizada como uma ferramenta de intervenção socioeducativa em diversos contextos sociais.