• Início
  • Notícias
  • Entrevista ao diretor do Instituto de Educação da Universidade Lusófona, Professor Doutor António Teodoro, na TSF 

Entrevista ao diretor do Instituto de Educação da Universidade Lusófona, Professor Doutor António Teodoro, na TSF 

O presidente do Conselho Nacional de Educação e o diretor do Instituto de Educação da Universidade Lusófona analisam, na TSF, o relatório ″Estado da Educação 2021″. O aumento das taxas de escolarização é um dos aspetos positivos. Por outro lado, a retenção dos alunos estrangeiros e a falta de professores são alguns dos elementos que mais preocupam.

No passado dia 26 de janeiro, foi publicado no site da TSF, com suporte áudio, uma entrevista ao Professor Doutor António Teodoro sobre a falta e o envelhecimento dos professores, aquando da emissão do relatório “Estado da Educação”.

António Teodoro sugere que sejam tomadas medidas de discriminação positiva, visando uma maior combatividade ao desequilíbrio entre o número de professores que começam a carreira e aqueles que a finalizam. Sugere que tais medidas impulsionariam a adesão de jovens das minorias étnicas para a profissão de professor.

Na sua intervenção António Teodoro aborda outras questões, tais como a diminuição do número de alunos a chumbar ou desistir de estudar, e a coesão social dentro da área educativa.

Para assistir à sua intervenção na integra, clique aqui